Resenha da obra senhora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – UESPI
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS / PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERATURA E TEORIA LITERARIA

ERICO JORGE VALADARES DE ARAUJO

SENHORA

TERESINA
2011
ERICO JORGE VALADARES DE ARAUJO

SENHORA

Resenha Crítica da obra de José de Alencar, Senhora, apresentado à Universidade Estadual do Piauí – UESPI ao curso deLicenciatura Plena em Letras/Português

Orientador(a): Professor(a) Dr(a). Estela Viana Lima

TERESINA
2011
ALENCAR, José de. Senhora. In: Coleção Grandes Nomes da Literatura. São Paulo: DCL, 2006.

Romance ambientado no Rio de Janeiro, conta a historia da jovem Aurélia Camargo, órfã que aos 18 anos de idade, herda uma grande fortuna de seu avô paterno. Como fora abandonada por seu único everdadeiro amor, o senhor Fernando Seixas, a quem já estava prometida para casar, Aurélia compra o dote deste, que prometido a dona Adelaida Amaral aceita sem saber quem o comprara. Fernando passa por grandes humilhações e provações promovidas por Aurélia, tendo aquele, descoberto, com desdém da mesma, que a amava e que aprendera a desvalorizar a posição social e valorizar o amor.

A obra, todaem terceira pessoa, foi dividida em quatro partes, que começa com Aurélia já rica e comprando o dote de Seixas, essa, chamada o Preço. Na segunda parte, Quitação, Alencar nos apresenta o romance da mãe de Aurélia, Dona Emilia, com o senhor Pedro Camargo; do sofrimento por que os dois passaram, que casados, moravam separados por imposição do pai de Pedro, obrigando Emilia a criar os dois filhossozinha. Aqui, Aurélia, perde o irmão, Emilio; o pai, acometido por moléstia desconhecida, sucumbe, ficando ela e a mãe que logo levada pela foice a deixa órfã. Na terceira parte, Posse, Aurélia começa a humilhar seu marido, Fernando, mostrando ao mesmo, que o comprou como uma mercadoria, não tendo ele mais valor que qualquer objeto. Na ultima parte, Resgate, Fernando já humilhado, mas não tendoperdido sua honra, devolve o dinheiro que Aurélia havia despendido para a sua compra e recupera sua liberdade. Separado e sem obrigações para com a agora ex-esposa, Fernando se entrega ao amor daquela que sempre foi sua verdadeira amada.

A linda jovem, Aurélia Camargo, nascida do romance sofrido da mãe, Dona Emilia, com o jovem Pedro Camargo e tendo como irmão Emilio, herda uma grande fortuna deseu avô paterno, logo após ficar órfã. Aurélia, apaixonada por Fernando Seixas e prometida como sua noiva, é abandonada pelo mancebo, que a troca por Adelaide, moça de nobre família e de boa posição social e financeira. Em vista deste abandono inesperado e passando por grande sofrimento após a perda recente de sua mãe, Aurélia é amparada por Dona Firmina Mascarenhas e pelo tio, Senhor Lemos. Este,eleito por Aurélia como seu tutor e aquela afeita a realizar todas as suas vontades e caprichos, são agora os únicos parentes da menina rica, Aurélia Camargo.
Moça cultuada pela sociedade fluminense, possuidora de invejável posse e dona de uma rara beleza, tinha o coração machucado pelo abandono daquele a quem amara, Seixas. Desiludida, passa a olhar os homens como objetos e aatribui-lhes valor monetário. Tomada por um impulso e com uma singela sede de vingança, Aurélia compra Seixas, que já vendido para Adelaide a abandona. Agora, dona de Fernando, Aurélia passa a humilhá-lo, submetendo-o às mais duras provações. Fernando Seixas era freqüentador assíduo dos mais nobres salões, e ostentava perante a sociedade uma falsa posição, era jornalista e filho de funcionário publico,profissão vista como pouco lucrativa, vivia com a mãe e as duas irmãs, que veneravam o irmão bonito e astuto. Diante dos assombros de Aurélia e vivendo um falso casamento, Fernando busca como único objetivo, comprar a liberdade que perdera.
Aurélia, mesmo tentando não mostrar que ainda amava aquele homem, que agora era seu como objeto, por vezes fraquejava e quase jogava-se aos seus braços....
tracking img