Biografia budismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Questões...................................................3

Respostas...................................................4

1.

..................................................4 a) .............................4 b) .............................4 c) .............................4 d) .............................5

2. 3. 4...................................................5 ..................................................7 ..................................................8

2

Questões a serem respondidas

1.

No texto de Daniel Goleman considere o capítulo 1: Para que serve as emoções a. Qual é o tema e como ele é problemático. b. Quais as perspectivas apresentadas no texto. c. Qual a posição do autor sobre o tema.

d. Escolha uma religião e mostrecomo ela aborda o tema. Em que a perspectiva da religião difere da apresentada do texto de Daniel Goleman? Em particular, como ela retrata as emoções do medo, da felicidade e do amor.

2. Mostre o que existe em comum entre o documentário Reencarnação, o primeiro episódio de Drop Dead Diva e o texto ‘’O que acontece na ante sala da morte’’.

3.

Explique as quatro verdades nobres e o caminhoóctuplo e use para analisar o texto do Fábio Assunção e do músico Rodrigo Santos, ex baixista do Barão Vermelho.

4.

Apresente uma auto avaliação atribuindo uma nota de zero a dez, levando em conta interesse pela matéria, tempo dedicado a leitura, respeito pelos colegas, participação em classe, etc.

3

Respostas
1. a. Goleman trata em seu texto da interferência das emoções nocomportamento humano apontando sua relação com os momentos em que “agimos sem pensar” tanto nas situações cotidianas quanto nas que envolvem grande perigo. Quando o pensamento racional é superado pelo emocional agimos por impulso ou por intuição e este comportamento pode ter consequências negativas, como é enfatizado no texto, pois uma atitude racional não nos expõe a tantos riscos nem a tantaspossibilidades de falhas, mas em determinadas situações possam ser a melhor resposta como nas que exijam uma rápida reação cheia de adrenalina. Mesmo assim é importante ressaltar que o avanço da civilização ocorre em um espaço de tempo muito menor que a evolução biológica impossibilitando que instintos humanos estejam totalmente em sintonia com os reais riscos da vida contemporânea.

b.

O texto aborda otema sob diferentes perspectivas e a que mais se destaca é a que defende que mesmo tendo papel fundamental na evolução do ser humano, principalmente garantido que apenas os seres melhores adaptados conseguissem passar suas características, as reações automáticas são indesejadas pela civilização moderna, pois são vistas como excesso emocional e nossa idéia de evolução aponta a racionalidade comoprincipal ferramenta evolutiva do homem, criando assim um paradoxo entre evolução biológica e evolução “social” como é observador por Freud em seu livro O mal-estar da Civilização. Apesar de nosso lado natural tender a ser cada mais instintivo a evolução social exige que sejamos cada mais racionais.

c.

Para Goleman cada emoção é dotada de função biológica e desencadeia um grupo de reações quecriam condições favoráveis e condizentes com a situação originadora do sentimento em questão. Como por exemplo quando sentimos raiva ocorre uma descarga de adrenalina
4

aumentando a rapidez dos nossos movimentos e o sangue flui para as mãos afim de potencializar e facilitar golpear o inimigo ou quando sentimos amor não é atoa que entramos em um estado geral de calma já que isso facilita acooperatividade.

d. Budismo Para os budistas não existe a idéia de reencarnação apenas o conceito de Renascimento que diferente da primeira, onde o espírito é separado do corpo e depois reassume uma forma material para seguir sua jornada de evolução, pois é um processo contínuo semelhante a um fluxo de vidas ligadas por meio de relações de causa e consequência. Nós estamos em constante mudança o...
tracking img