Resenha da carta de pero vaz de caminha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMINHA, Pero Vaz. A Carta do achamento de Brasil. Porto Seguro, 1 de maio de 1500.
A Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel descreve o achamento do Brasil, as suas riquezas, os seushabitantes, o contado dos europeus com os índios, os animais, a vegetação, as águas, o clima. Com intenção de informar o máximo possível de detalhes a Coroa Portuguesa, com uma capacidade de observação edescrição minuciosas.
A Carta sobre o nascimento de Brasil para o mundo europeu foi escrita em forma de diário, comporta por 103 parágrafos e feita em 27 páginas manuscritas. E foi publicada em 1817,pelo Padre Manuel Aires de Casal em sua “Corografia Brasílica”, motivando mais tarde estudos de todos os aspectos. Formando pontos de vistas diferentes sobre esse documento oficial.
Na Carta o escrivãopede desculpas por sua ignorância, mostrando a hierarquia e justifica que escreverá o que vê. Conta brevemente sobre a navegação, e então sobre o momento em que se à vista a terra, o Monte Pascoal eterra de Vera Cruz, nomeados pelo Capitão. Ao desembarcarem avistando os habitantes nus. A descrição sobre os indígenas é detalhista e o que mais impressiona é a nudez, as partes limpas das cabeleirase a inocência. O contato com os índios é descrita como pacífica, com troca de arco e setas por espelhos e carapuças. Os hábitos, a cultura, a caracterização, as pinturas, a alimentação, os trajes e ocomportamento deixavam evidente a diferenciação entre índios e portugueses.
A Primeira Missa realizada no Brasil foi rezada pelo Frei Henrique, no domingo de Pascoela. A crença religiosa doslusitanos era o Catolicismo e por isso foi feita uma Cruz, que para os índios não tinha significado e estavam mais interessados nas ferramentas, do que no símbolo. Descreve também as praias, o litoral, aspalmeiras, os animais, as aves, os camarões e a vegetação. Narrando todos os dias de convívio com os índios, as visitas dos nativos ao navio e as dos degradados as aldeias. E por fim, relata os...
tracking img