Resenha crítica - the once and future accountant: ethics and the future outlook of the us accounting profession

663 palavras 3 páginas
RESENHA CRÍTICA - THE ONCE AND FUTURE ACCOUNTANT: ETHICS AND THE FUTURE OUTLOOK OF THE US ACCOUNTING PROFESSION

Este artigo aborda um tema muito importante hoje, o título diz: O contador de antigamente e do futuro: a ética e a perspectiva do futuro da profissão contábil nos EUA. A ética é um fator fundamental na nossa profissão e é tema para discussão. O autor tenta mostrar como as pessoas ligadas à contabilidade como os contares públicos, estudantes, profissionais e educadores, avaliam a integridade e a confiabilidade da profissão contábil, e o futuro da contabilidade nos Estados Unidos.

Através de uma linguagem fácil e simples, os autores conseguem demonstrar como a ética é importante para que haja desenvolvimento e reconhecimento da contabilidade. A partir daí demonstram uma necessidade de haver mudanças no exercício da profissão, trazendo alguns casos reais que fizeram com que a contabilidade perdesse sua confiabilidade.

O artigo aborda que algumas práticas contábeis ilícitas trouxeram muitos fracassos empresariais nos EUA, que sujaram a imagem do contador. Nos EUA as atividades econômicas são muito importantes e se houver algum tipo de falha pode prejudicar muito a vida de muitas pessoas. As vezes uma atitude falha de uma pessoa acaba manchando toda a classe, e foi isso que aconteceu. Atos irregulares partidos de alguns contadores acabou quebrando a confiança e a credibilidade dos usuários externos da informação contábil.

Mas isso não acontece apenas nos EUA, em todos os países existem casos de fraudes contábeis. Como em nosso pais não temos a economia tão desenvolvida, aqui as fraudes são ligadas à contabilidade fiscal das empresas, que sonegam muitos impostos. Como exemplo temos a empresa Schincariol, que em 2005 se envolveu em um esquema de sonegação de impostos para que houvesse um aumento nos seus lucros.

Como foi citado no artigo, Barry C. Melancon, presidente e CEO do Instituto Americano de CPAs disse que: "Temos de restaurar o nosso bem

Relacionados