Alguma coisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso

É um conjunto de órgãos responsáveis pela coordenação e integração dos demais sistemas orgânicos, relacionado o organismo com as variações do meio externo e controlando o funcionamento visceral. O sistema nervoso é originado da placa neural, a partir desta diferenciam-se as pregas neurais, o tubo neural que por sua vez origina o (Sistema Nervoso Central (SNC) e a Crista Neuraltendo como diferenciação o Sistema Nervoso Periférico(SNP) e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA)

Sistema Nervoso Central
O Sistema Nervoso Central (SNC) é um sistema que controla e coordena as funções de todo organismo. Ele é capaz de interpretar os estímulos gerando respostas adequadas aos mesmos, permite a assimilação de experiências e programa o comportamento instintivo.

Sistema NervosoPeriférico
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) consiste em todo o tecido nervoso situado fora do sistema nervoso central, formado por neurofibras motoras e sensitivas .

Estrutura do Sistema Nervoso
O primeiro indicio de formação do sistema nervoso foi denominado pelos 3 folhetos. São eles:
Ectoderme - É o folheto externo que deu origem ao sistema nervoso ,e as suas alterações sãofisiológicas.

Mesoderme - É o folheto do meio ,formado durante a neurolização e da origem ao esqueleto, os músculos ,os sistema circulatório, excretor e reprodutor.
Endoderme - É o folheto interno que da origem ao órgãos do aparelho digestivo e revestimento interno do aparelho respiratório.

* Placa neural - espessamento do ectoderma na linha mediana dorsal do embrião.

* Sulco neural - umsulco longitudinal

* Goteira neural - invaginação do sulco (se aprofunda)

* Tubo e cristas neurais - os lábios da goteira neural se fundem formando o tubo neural e de cada lado do tubo se desenvolvem (se diferenciam) células que formam as cristas neurais

Organização do Sistema Nervoso

O SNC é localizado dentro do esqueleto (cavidade craniana e canal vertebral),onde consiste em umaporção de região de estímulo se comando e desencadeadora de respostas. O Sistema Nervoso Periférico (SNP) localiza-se fora desse esqueleto, porém faz a conexão com o SNC através dos neurônios, ligados por sinapses ou conexões celulares. Contudo conduzem os estímulos de ação para o SNC .
O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é uma subdivisão do sistema nervoso. Ele está localizado no interior doencéfalo e são considerados parte do SNC. Funciona independente da nossa vontade.

Divisões do Sistema Nervoso

O sistema nervoso pode ser dividido levando em conta critérios anatômicos ,embriológicos e funcionais.
* 1ª divisão com base em critérios anatômicos.

Sistema encéfalo cérebro mesencéfalo
Nervoso medula espinhal cerebeloponte
Central encefálico bulbo

Sistema nervos espinhas
Nervoso gânglios cranianos
Periférico terminações nervosas

* 2 ª divisão com base nos critérios embriológicos

* 3ª Divisão Funcional

Sstema Nervoso Somático aferente
eferenteSistema Nervoso Visceral aferente
eferente= SN autônomo simpático
parassimpático

Função do Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso ao longo do corpo juntamente com o sistema endócrino , coordenam as atividades do corpo,tem a capacidade dearmazenar experiências( memórias) e estabelecer padrões de respostas com base em expriência anteriores( aprendizado).Bem como a orientação do corpo em relação ao ambiente interno e externo;coordenação e controle do corpo das atividades do corpo;programação de comportamento instintivo. Portanto, o sistema nervoso tem funções sensitivas,de intregação e motoras ,todas trabalham juntas para...
tracking img