Giardia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA?
Semiologia e semiotécnica de Enfermagem são disciplinas incorporadas ao curriculum de Enfermagem de acordo com a Resolução n. 314/94 do Conselho Federal de Enfermagem.

Semiologia investigação e estudo dos sinais e sintomas* apresentados pelo paciente é avaliada clinicamente pela Enfermagem (POSSO, 1999).
Semiotécnica  estudo e metodização das ações quesucedem ao exame físico – a semiologia (POSSO, 1999).
Envolve o conhecimento dos fundamentos da prática de Enfermagem, com o domínio de conceitos e habilidades. É essencial à prática de Enfermagem.
As habilidades são necessárias para o cuidado de uma grande variedade de pacientes, em bom estado de saúde e daqueles com doenças brandas e crônicas; buscando satisfazer as necessidades básicas doindivíduo.
* Sinais: alterações do organismo de uma pessoa que podem ser percebidas através do exame médico ou medidas em exames complementares. Não é necessário que o paciente relate o sinal, pois outra pessoa pode identificá-lo. É uma característicaobjetiva da doença. Ex.: febre, edema (inchaço), coloração da pele, arritmia.
Sintomas: alterações do organismo relatadas pelo próprio paciente,de acordo com sua percepção de sua saúde. Apenas a pessoa consegue identificá-los, não sendo possível outra pessoa diagnosticar. É uma característica subjetiva, pois depende da interpretação do próprio paciente. Ex.: dor, fome ou sede excessiva, fraqueza.

PROCESSO DE ENFERMAGEM
O Processo de Enfermagem se baseia em estudos realizados principalmente por Wanda Horta (1975/79), Lígia Paim (1978),Liliana Daniel (1977), dentre outros. O que é preciso para a sua aplicação:
 o preparo do enfermeiro-;
 o respeito ao código de Ética e aos aos direitos humanos
 a formulação e aplicação de teorias e objetivos de enfermagem;
 a compreensão e atendimento as necessidades básicas do homem;
 a orientação do pessoal administrativo
 a formulação de procedimentos, rotinas e regulamentos daclinica;
 a especificação das atribuições dos membros da equipe de enfermagem
 as escalas de trabalho e o plano geral de trabalho
 a ativação da educação em serviço hospitalar e avaliação continua do plano terapêutico de enfermagem

1-HISTÓRICO:
É o primeiro passo do processo de enfermagem. Roteiro sistematizado para o levantamento de dados do ser humano, pelo enfermeiro (a), que tornapossível a identificação de seus problemas. Permite a interação enfermeiro – cliente, introduz a pesquisa e conduz ao diagnóstico de enfermagem. Determina ainda as prioridades para ação e direciona as orientações para os clientes. Apresenta como características a concisão (sem repetições, preciso e claro); o registro de informações que permitam o oferecimento de um cuidado imediato eindividualizado e que rejeitam a duplicidade de informações.
A técnica preferencial para sua execução é a entrevista informal e sistematizada por roteiro, já que esta promove a integração enfermeiro-paciente.
O que pode interferir vindo do cliente: condição ou estado geral; a idade; o sexo; a escolaridade; o tempo de permanência no hospital; os padrões de comunicação.
O que pode interferir vindo doprofissional: a habilidade especifica para sua realização; o autoconhecimento e o tempo disponível.
O que pode interferir vindo da instituição:a filosofia da instituição e pela filosofia e objetivos da enfermagem.
Considera-se mínimo indispensável para realização do histórico de enfermagem: o registro completo dos dados de identificação; da percepção e expectativas (experiências previas,sentimentos, problemas, preocupações, o que sabe sobre a doença, o que espera da equipe de saúde); do atendimento das necessidades básicas (alimentação, hidratação, eliminação, sono e repouso, cuidado corporal, recreação, espirituais); do exame físico ; problemas ou padres de comunicação.

2-DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM
Análise e conclusão dos problemas e situações apresentadas pelo cliente/ paciente....
tracking img