Resenha critico-informativo atico chassot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor dá atenção à Idade média: noite dos mil anos, período em que se descreve como o tempo durante o qual não se produziu conhecimento, onde ele cita as contribuições desse período para oflorescimento da ciência. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Uma época emque a Igreja Católica dominava o cenário religioso, influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pelaproteção espiritual da sociedade. Lembrando que eram nos mosteiros onde se concentravam toda as formas de estudo. A construção das grandes catedrais ocorreu na Idade Média, quando a arquitetura incorporavauma simbologia de fundo iniciático.
A conquista de Jerusalém pelos muçulmanos foi uma ameaça para a Igreja Católica, vendo uma possibilidade do enfraquecimento de seu poder. Diante dessa situação foiconvocada a Primeira Cruzada com o objetivo de expulsar os “infiéis” da Terra Santa. Essas batalhas, entre católicos e muçulmanos, duraram cerca de dois séculos, deixando milhares de mortos e umgrande rastro de destruição. Porém as Cruzadas contribuíram para o renascimento urbano e comercial a partir do século XIII. Após as Cruzadas, o Mar Mediterrâneo foi aberto para os contatos comerciais. Ecomo consequência foi o passo inicial para as trocas de conhecimento e cultura.
Com isso surgiu a principal ciência da Idade Média: a alquimia. No qual se baseava na busca de um remédio que curariatodas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. No entanto os que praticavam esta ciência oculta eram perseguidos pela Inquisição da Igreja Católica, ou seja, vistos com maus olhos. Outragrande fonte de conhecimento eram as universidades, um tipo de associação de professores e alunos que se unia para questionar as autoridades. As universidades da Idade Média permitiam dentro de suas...
tracking img