Resenha criticao caso dos exploreadores de caverna

540 palavras 3 páginas
Introdução

O renascimento foi um movimento cultural e intelectual, que teve como principal objetivo resgatar a cultura grega romana.
A religião perde um pouco seu poder,o homem passa a buscar explicações científicas para tudo que acontecera.

Desenvolvimento:

Renascimento Cultural foi um movimento Artístico-Intelectual que,a partir do séc.XV,recusou o pensamento medieval,colocando o ser humano no centro de todos os interesses.
Renascimento Cultural foi marcado por um retorno aos valores e características da antiguidade clássica greco-romana. Renascentistas faziam várias críticas ao período medieval, dominado pelos valores culturais e religiosos da igreja.
Por este motivo, a idade média foi um período de pouco avanço cultural, que ficava entre a Antiguidade e Modernidade. Modernidade era a forma como denominavam o período que viviam.
Assim, a Modernidade foi caracterizada como uma época de progresso intelectual, na qual se fazia renascer a cultura clássica Greco-Romana.
Para os homens da época a cultura Greco-Romana era muito superior à cultura medieval. Assim, a Idade Média passou a ser denominada Idade das Trevas.
O Renascimento Cultural foi um movimento com características próprias.
Outra Característica foi o humanismo e o antropocentrismo ,pois o homem passou a ser o centro de todas as atenções.
Alem disso, foi caracterizado pelo hedonismo e individualismo,considerando a intensa preocupação como o prazer e a liberdade do indivíduo.
A Itália foi o berço do Renascimento Cultural.Um dos motivos foi o fato da Itália ter sido herdeira direta do Império Romano.
No restante da Europa,ele ocorreu durante todo o século XVI.
Os pensadores,escritores do Renascimento eram conhecidos como humanistas,ou seja,grandes conhecedores da cultura clássica.O comércio intenso com o Oriente,fez algumas cidades italianas acumularem grandes fortunas.
Com isso,dispunham de condições materiais para financiar a produção artística de

Relacionados