A necessidade da criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A NECESSIDADE DA CRIPTOGRAFIA ATUALMENTE

Com o crescente uso das redes de computadores por organizações para conduzir seus negócios e a massificação do uso da Internet, surgiu a necessidade de seutilizar melhores mecanismos para prover a segurança das transações de informações confidenciais. A questão segurança é bastante enfatizada, principalmente, quando imagina-se a possibilidade de se tersuas informações expostas a atacantes ou intrusos da Internet, que surgem com meios cada vez mais sofisticados para violar a privacidade e a segurança das comunicações. Devido a estas preocupações, aproteção da informação tem se tornado um dos interesses primários dos administradores de sistemas.
Uma das maneiras de se evitar o acesso indevido a informações confidenciais é através dacodificação ou cifragem da informação, conhecida como criptografia, fazendo com que apenas as pessoas às quais estas informações são destinadas, consigam compreendê-las. A criptografia fornece técnicas paracodificar e decodificar dados, tais que os mesmos possam ser armazenados, transmitidos e recuperados sem sua alteração ou exposição. Em outras palavras, técnicas de criptografia podem ser usadas como ummeio efetivo de proteção de informações suscetíveis a ataques, estejam elas armazenadas em um computador ou sendo transmitidas pela rede. Seu principal objetivo é prover uma comunicação segura,garantindo serviços básicos de autenticação, privacidade e integridade dos dados .
Criptografia, do grego kryptos (escondido, oculto) mais a palavra grápho (grafia, escrita), é a ciência de escrever emcódigos ou em cifras, ou seja, através de uma série de procedimentos transforma-se um texto “em claro” (inteligível) em um texto “cifrado” (ininteligível). Outro conceito relacionado a criptografia é o daCriptoanálise, do grego krypto mais a palavra análysis (decomposição), é a ciência (embora muitos estudiosos digam que está mais para a arte do que para a ciência) que estuda a decomposição do...
tracking img