Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto elaborado por Prof. Dr Erika Zimmermann[1]

Resenha é um resumo crítico

Dicas para escrever uma Resenha


Aqui, portanto, vão algumas dicas para que você escreva suas resenhas de textos, artigos e livros. Estas dicas também o ajudarão ao escrever seu projeto de ensino. Para escrever uma resenha você deve (muitas das dicas já estão escritas acima na parte de como se faz umresumo). Os pontos mais importantes que devem estar contidos em uma resenha são:
1. Referência bibliográfica – em algum lugar da resenha você deve registrar o(s) autor(es) da obra, e se for o caso subtítulo, da obra e a referência completa, inclusive o número de páginas. Algumas pessoas colocam logo na primeira frase da resenha, outros chamam uma nota de rodapé. Não importa o lugar, mas esse é umdado indispensável.

2. Credenciais do(s) autor(es) – é interessante oferecer ao leitor da resenha informações gerais sobre o(s) autor(es) da obra que você está resenhando, como também, se possível, as circunstâncias em que ele fez o estudo (quando, onde e porque).

3. Conteúdo da obra – aqui é o momento do resumo crítico das principais idéias, sempre lembrando que elas são idéias doautor da obra que você está resenhando. Não deixe o leitor esquecer disso, não tome a obra para você. Pergunte-se o que diz a obra, se ela tem alguma característica especial a forma como foi abordado o tema, se exige conhecimentos prévios para compreendê-la, que teoria serviu de referência, qual o método utilizado.

4. Conclusões da obra – é importante registrar se o autor conclui, se sim, em quemomento e, finalmente, qual foi a conclusão.

5. Apreciação – esse é o momento mais trabalhoso, já que, exige mais de quem está elaborando uma resenha porque se refere ao julgamento da obra. Você pode se perguntar sobre o mérito da obra (qual a contribuição dada, se as idéias são criativas, se desenvolve novos conhecimentos, se propõe uma abordagem diferente), sobre o estilo (claro, conciso,objetivo, coerente), sobre a forma (lógica, sistematizada, se há equilíbrio entre as partes, se há originalidade), sobre o fundamento teórico de onde fala o autor (onde se situa em relação as diferentes correntes científicas, filosóficas). Nesse momento, também são feitas considerações sobre uma possível indicação da obra. Você aconselha a obra? É dirigida a que público?

Mais dicas:1. Ler a obra com cuidado. Faça anotações com cuidado e com caneta especial para grifar as principais idéias e conceitos do autor. Faça anotações na lateral pensando em núcleos do tipo “passagens profundas”, “pontos obscuros”, “novidade”, “repetição”, etc.

2. Destaque com cuidado a tese central que o autor está desenvolvendo. Acompanhe sua argumentação. Essa apreciação tornará o seujulgamento mais denso e criterioso.

3. Faça uma lista (podendo ser desordenada) dos conceitos e das palavras chaves que deverão constar na resenha;

4. Depois, refletindo sobre as principais idéias do autor, dividir o artigo em partes e assim colocar a lista acima na ordem que você deseja escrever sua resenha.

5. Tente compor frases pequenas, mas não meteóricas, que contenham uma só idéiacolocada claramente. A cada troca total de assunto (não de idéia – várias idéias juntas compõem um assunto) mude de parágrafo.

6. Na verdade todo este trabalho que você faz é, nada mais nada menos que, um resumo crítico (sintético) das principais idéias do artigo, comentando o que mais chamou atenção e porque.

7. Não se esqueça de, em sua resenha, escrever o objetivo do trabalho depesquisa relatado no artigo foco de sua resenha, e também a justificativa e importância dada pelo autor para o artigo.

8. Escreva para que a pessoa que vir a ler a sua resenha tenha uma boa idéia sobre o que versa a obra.

9. Lembre-se que resenhas são escritas para serem lidas por pessoas que não leram a obra que está sendo resenhada. Então, dê para outra pessoa ler. Pergunte o que ele...
tracking img