Neurose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Neurose

Neurose, também conhecida como psiconeurose ou distúrbio neurótico, é um termo que se refere a qualquer desequilíbrio mental que causa angústia e ansiedade, porém ao contrário da psicose e algumas outras desordens mentais, não impede ou afeta o pensamento racional. Neurose é particularmente associada ao campo da psicanálise.
No caso da neurose, um problema psíquico de menorgravidade, o paciente não perde o sentido da realidade e a sua personalidade não se encontra desorganizada. Além disso, os sinais e sintomas psíquicos e físicos manifestados durante as neuroses não costumam ser provocados por alterações orgânicas, mas pela lesão interna provocada pelos conflitos que o indivíduo irá encontrar até se adaptar ao meio que o rodeia.
A neurose costuma afetarindivíduos com uma personalidade predisponente, o que favorece uma tendência para negar a realidade e para resistir a ela. Por outro lado, a educação e as características culturais do meio também desempenham um papel muito importante no desenvolvimento de uma neurose, pois contribuem de forma decisiva para moldar a personalidade, podendo acentuar, consequentemente, os traços neuróticos do indivíduo. Paraisso, a neurose pode ser desencadeada ou agravada pelo aparecimento de circunstâncias que, por serem estressantes ou conflituosas, podem acentuar ainda mais os traços neuróticos do indivíduo. Existem vários tipos de neurose consoantes aos traços da personalidade e as manifestações características. Os mais significativos são provocados pelas perturbações de ansiedade ou pelas neuroses de angústia.O neurótico sofre de reminiscências, quer dizer, o que ele passou no passado, ele sofre no presente, atualiza no presente, o que significa um sofrimento inútil.
Temos como exemplos de distúrbios neuróticos temos a :

➢ Neurose obsessiva-compulsiva
➢ Neurose histérica
➢ Neurose fóbica/ síndrome do pânico
➢ Neurose hipocondríaca






➢ Neurose obsessiva-compulsivaA pessoa com personalidade obsessiva é excessivamente asseada, pontual e de confiança. Ela costuma conferir tudo o que faz muitas vezes (rituais). Não gosta de mudança e fica contrariada com qualquer alteração na sua rotina. Tem atividades compulsivas, como por exemplo: gastar dinheiro demais ou ser muito avarento, comer demais e ser obeso, ser muito organizado no sentido de serperfeccionista.
Gosta de sentir que tem o completo controle de si mesmo e de seu mundo. Mantém suas emoções sob controle e raramente perde a calma. Seu senso de humor é limitado. Parece que precisa controlar completamente seu meio ambiente ou então não fazer nenhuma tentativa neste sentido, nenhum meio-termo é possível.
Possui a moral muito rígida principalmente com relação a regras e horários.Tem medo exagerado que pode chegar a uma paranoia.
É muito bom para os outros, mas pensa pouco em si mesmo, sendo, às vezes, auto agressivo e exigente consigo mesmo (perfeccionismo). Sacrifica-se pelos outros, tudo tem que ter sacrifício e complicar as coisas simples.

➢ Neurose histérica

A pessoa com personalidade histérica é diferente. Ela precisa sentir que é o centro dasatenções. Um pequeno desprezo será encarado como um insulto mortal, uma palavra impensada torna-se á uma declaração de amor ou prova de que não é mais amada.
É perfeccionista no sentido estético, pois gosta de se sentir bonita para seduzir as pessoas. É um bom “ator”, faz “teatro” em várias situações para dar a visão que está tudo bem. É muito bom consigo mesmo, pensando mais em si do que do quenos outros, não sacrifica pelos outros por isso se permite viver mais. É decidido, seguro de si.
Pacientes assim nunca são monótonos. Não é de estranhar a possibilidade de que as personalidades histéricas e obsessivas sejam atraídas uma pelas outras!


➢ Neurose fóbica/ síndrome do pânico

Uma das principais angústias do homem é o medo de ficar só, o medo da solidão. O que...
tracking img