Resenha critica sobre o filme narradores de javé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha crítica, referente ao filme Narradores de Javé.

O filme “Narradores de Javé” nos remete uma realidade vivida por muitos brasileiros. A história contada é de um vilarejo prestes a serdestituído devido à construção de uma represa na região, o filme então nos leva a seguinte reflexão, o que é mais importante, tradição e cultura de um grupo de pessoas ou o desaparecimento do mesmo para oavanço do progresso do Estado?
No filme observamos o drama da pequena população de Javé que se vê na difícil situação de ter que deixar suas casas e junto com elas toda sua história de vida, ahistória de seus ancestrais, para que uma determinada obra de grande porte e impacto venha a se concretizar, a solução encontrada para impedir o desaparecimento do povoado era comprovar que Javé possuía umahistória importante, comprovação esta que deveria se dar por meio de uma documentação. Entretanto a cultura do vilarejo e de seus fundadores se passava na forma de cantigas, danças e através dosfamosos contadores de histórias, tradição esta muito forte na nossa região nordestina. Diante da dificuldade e do não reconhecimento da forma de expressão e registro do vilarejo como documento suficientepara impedir a construção, os moradores são obrigados a registrar todas suas histórias passadas de gerações em gerações em um livro com a esperança de salvação de todos.
Contudo o plano não segue comoo idealizado, devido a certa descrença do então escolhido escrivão do livro, que é julgado como culpado, porém apresenta argumentos fortes e verdadeiros para sua descrença, assim sendo os moradoressão obrigados a deixar suas casas e partir para outro local e tentar reconstruir suas vidas. Uma história que é reflexo de muitas outras reais no nosso país, não só pequenos vilarejos, mas tambémcomunidades indígenas, dentre outros que disputam uma luta injusta contra o governo ou grandes empresas.
O não reconhecimento da cultura regional, ou desvalorização da mesma, quando colocado em debate...
tracking img