Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO





NATÁLIA SANTOS LUZ





AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE ESCOLARES













PICOS - PI
2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO








AVALIAÇÃO DOESTADO NUTRICIONAL E DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE ESCOLARES



Monografia












PICOS - PI
2010


































AGRADECIMENTOS

Aos meus pais Maria do Amparo e Juraci por terem feito enorme esforço para que eu pudesse chegar até aqui e por terem me dado a oportunidade de me dedicar exclusivamente aos meus estudos.OBRIGADO POR SEMPRE ACREDITAREM NOS MEUS SONHOS!!!!!
Ao meu namorado Adonai por ter compreendido as minhas ausências e ter sempre me incentivado . O SEU AMOR E SEU CARINHO ME DERAM FORÇAS PRA NÃO DESISTIR!!!!!!
A Prof.ª Raquel Cristina por orientar, incentivar, acreditar e confiar na realização deste trabalho, pelo crescimento profissional e pessoal e, principalmente, pela paciência e relação deamizade e carinho que espero cultivar por toda a vida.
A Francisca e Wilma (Escola Senador Nilo Coelho) pelo auxilio prestado à pesquisa, que seguramente não teria sido realizada sem colaboração de vocês.




















RESUMO


A nutrição tem sido aceita como uma condição fundamental para um crescimento e desenvolvimento adequados sendo, portanto, considerada um fatorubíquo que afeta o crescimento, desenvolvimento e a saúde do indivíduo. Dessa forma, quando o consumo de energia e de nutrientes está aquém das necessidades podem surgir condições para o aparecimento das doenças carenciais que ainda acometem 40% da população humana, sendo a desnutrição energético-protéica a mais comum delas. No entanto, se a oferta ultrapassa as exigências biológicas, tende a seinstalar a chamada patologia dos excessos nutricionais, mais conhecida como obesidade, que na maioria das vezes acarreta outras patologias como: diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, resistência insulínica, entre outras. Nesse sentido o objetivo geral desse estudo foi avaliar o estado nutricional e os hábitos alimentares de escolares na faixa etária de 7 - 8 anos que freqüentam a Escola SenadorNilo Coelho na cidade de Picos - PI. Este estudo de natureza descritiva foi conduzido em escolares de ambos os sexos entre 7 e 8 anos da escola Senador Nilo Coelho cujos pais assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. A pesquisa foi constituída de três etapas: Avaliação do perfil sócio-econômico e nutricional realizada através de questionário com perguntas a cerca da renda familiar,tipo de moradia, entre outras; avaliação antropométrica que incluiu os índices IMC/idade (IMC/I), Estatura/ Idade (E/I) e Peso/ Idade (P/I) segundo a OMS (2007), e avaliação do consumo alimentar dos escolares através de diário alimentar de três dias não consecutivos; todos os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel versão 2007. Dos 29 indivíduos que participaram do estudo 44,8% eram do sexofeminino enquanto 55,2% eram do sexo masculino todos situados na faixa entre 7 e 8. Quanto ao índice Peso/idade: 92,3% dos meninos e 93,7% das meninas encontram-se adequados; quanto ao índice IMC pra idade: 76,9% dos meninos e 75% das meninas encontram-se eutróficos; quanto a Estatura para idade: 100% dos indivíduos analisados estão com a estatura adequada. Pudemos observar que a maioria dascrianças encontrava-se com IMC normal, não apresentado déficit estatural, apesar da baixa ingestão calórica. No entanto é preocupante a incidência de sobrepeso e obesidade, respectivamente, em 7,14% e 17,89% da amostra como também a renda familiar que gira em torno de 1 a 3 salários míninos fazendo-se necessário a construção de uma rede de proteção social a estas crianças e suas famílias devido às...
tracking img