Resenha critica: exorcize sua alma gorda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST
CURSO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

RESENHA
CORDONIZ, Andréa. Exorcize sua alma gorda: um guia para mudar hábitos e emagrecer para sempre. 2. ed.São Paulo:Matrix,2007.92 p.

Andréa Cordoniz é psicóloga, atuando em Psicologia Hospitalar, Psicologia Escolar e Psicologia Clínica, escritora, Instrutora de Treinamentos Empresariais, palestrante.Autora dos livros "Ora Direis Ouvir Asneiras" - Editora Papel Virtual; "Exorcize Sua Alma Gorda" - Matrix Editora,"Cientistas Malucos - Matrix Editora e participação no livro Humor Vermelho 2 - Editora Vermelho Marinho.Além de ter publicado vários artigos em revistas na área de Psicologia.
O livro “Exorcize sua alma gorda: um guia para mudar hábitos e emagrecer para sempre” publicado pelaeditora Matriz, é constituído de 92 páginas, onde a autora traz de uma forma muito bem humorada a diferenças entre a alma gorda e a magra, além de ensinar como identificar a “alma” de cada pessoa e aprender a se alimentar corretamente, apenas mudando os hábitos e fugindo de pensamentos calóricos. A obra é dividida em pequenos textos, não há capítulos é um livro com uma linguagem totalmente acessível,logo de cara o titulo promove certa curiosidade, despertando a vontade de lê-lo e saber o seu conteúdo e a pessoa ao ler o livro acaba se identificando em alguns momentos ou caso contrário lembra de algum situação vivenciada por algum parente/amigo e ou conhecido.
No texto que inicia como: “Se eu sou gorda, você é feia! Eu ainda posso fazer dieta”, a autora faz um pequeno contexto da sociedademostrando que existem muitas pessoas acima do peso, e não estão satisfeitas com sua aparência, a mídia tende a vincular um corpo escultural perfeito, e infelizmente ainda vivemos em uma sociedade onde se busca essa beleza “ideal”, diante isso há uma procura cada vez mais de dietas ou qualquer outro meio que aproxime as pessoas insatisfeitas com seu corpo dessa sociedade estereotipada. A autoracomenta que o público-alvo a quem se destina o livro são sujeitos que correm atrás de qualquer dieta da moda, entre outros que se encaixam ao perfil do gordo, entretanto o livro está destinado a qualquer leitor interessado: magros, gordos, satisfeitos com seu peso, uma questão de Marketing para atrair leitores e o impacto que esse tema causa principalmente para aqueles que buscam sempre uma qualidadede vida, tornado o livro acessível a todos e claro sem perder o bom humor trazido pela autora.
Em outro momento “A Chave do Mistério: Alma Gorda X Alma Magra”, de forma bem clara e com vários exemplos a autora diferencia uma Alma Gorda de uma Magra, além de mostrar atitudes que evidenciam essas situações (um sujeito de Alma Gorda adora provar um doce novo, ronda uma torta de chocolate e ao comeruma fatia já deixa a faca lá para facilitar, a Alma Magra, naturalmente gosta de frutas, verduras... não come, saboreia, não deixa a fome aumentar...). A autora vem afirmar que nunca vai ver um gordo com Alma Magra, nesse ponto discordo da opinião da autora. De qual sujeito gordo a autora se refere?Sabe-se que a obesidade possui fatores multicasuais e a genética é uma das causas, a pessoa podeter tendência em engordar e ter uma alimentação saudável, são pouquíssimas exceções, mais não é uma situação que nunca existirá como a autora coloca em seu texto. A autora aponta pequenas citações de pessoas conhecidas mostrando as mais diversas opiniões acerca do assunto.
Na Parte “O Final de Semana do Sujeito de Alma Gorda”, mostra com seu humor peculiar que o Final e Semana colocam fim a dietapara os portadores de Alma Gorda, e ao findar esses dois dias totalizando o final de semana, ”volta” a dieta e com esforço redobrado para perder os quilinhos consumidos. E o sujeito de Alma Magra toca sua vida sem excessos, pois pra ele final de semana não é sinônimo de orgia alimentar e alcoólica.
Em “Mulheres de Alma Gorda” a autora fala a respeito da relação que existe entre a TPM e as...
tracking img