Resenha critica do oleo de lorenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTO SOBRE A PROFILAXIA DAS PARASITOSES EM ESCOLARES DE FORMOSA-GO
Knowledge about the prevention of parasitic infections in school children from Formosa-GO
Patrícia D. Rico Sanjinez, Rafael de Assis Cardoso & Felix G. Siqueira

ResumoCom o objetivo de avaliar o conhecimento da profilaxia das parasitoses em alunos da escola São Francisco da cidade de Formosa-Go, foram aplicados questionários para testar seus conhecimentos a respeito do tema referido. Foram avaliados se os alunos tinham conhecimentos das parasitoses e a profilaxia das mesmas. Também foi avaliado o nível sócio econômico. O estudo foi realizado nomês de maio de 2011.
PALAVRAS CHAVES: escolares ,educação,parasitoses, profilaxia


Abstract

Aiming to assess the knowledge of the prophylaxis of parasitic infections in school children from the city of San Francisco Formosa-Go, questionnaires weregiven to test your knowledge on the subject above. We assessed whether students had knowledge of the parasitic diseases and prevention thereof. We also assessed the economic level. The study was conducted in May 2011.
 
Key words: school, education, parasites, prophylaxis

1-Graduandos do Curso de Bacharelato em Enfermagem - Faculdade Iesgo, Formosa-Go.
Email: enfiesgo2010@hotmail.com ; 2-Professor de Parasitologia do curso de Enfermagem- Faculdade Iesgo-Go. Email: ogatofelix13@hotmail.com

1-INTRODUCAO
As parasitoses em geral são qualquer moléstia provocada por parasitas e constitui um problema na saúde publica. As mesmas possuem meios profiláticos muitos simples de aplicar, como consumir água filtrada ou fervida, lavar as mãosantes de comer e depois de usar o banheiro, comer carnes bem cozidas.
No Brasil, as parasitoses intestinais ainda se encontram bastante disseminadas e com alta prevalência. Sabe-se que a prevalência dessas parasitoses está intimamente ligada às condições ambientais em que o indivíduo vive, principalmente, as condições de alimentação, de abastecimento de água e de destinação do esgotoe do lixo.
A questão específica do saneamento básico no Brasil é alarmante. Dados do IBGE de 1999 apontavam que mais de 50% dos domicílios não tinham acesso a sistema de esgoto sanitário e apenas 15% do esgoto sanitário coletado recebia tratamento. Essa situação implica em conseqüências graves para a qualidade de vida da população, principalmente na parcela mais pobre e,particularmente, nas f
O estudo de pesquisa deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento que os alunos possuem sobre as parasitoses e suas profilaxias. Aproveitando essa possibilidade de contado com esta turma de estudantes compartilhamos informações para ampliar o conhecimento valorizando o futuro com o pensando que esses alunos transmitiram essas informações.

2-MATERIAS E MÉTODOS

O estudo foi realizado durante o mês de maio de 2011, com alunos 8ª série (9º ano) do ensino fundamental, do Colégio Particular São Francisco da cidade de Formosa-Go.
A avaliação do conhecimento dos alunos sobre a profilaxia de algumas parasitoses foram pesquisados através de questionários com perguntas simples para o melhor entendimentodos estudantes.
Depois de analisados e discutidos os questionários foram esclarecidas duvidas, respondido perguntas dos estudantes com suporte bibliográfico.



3-RESULTADOS

A avaliação foi feita numa sala de 36 alunos 24 meninos (66,6%) e 12 meninas (33,3%), com a faixa etária entre 14 e 15 anos,...
tracking img