Resenha critica da assistencia social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

NOME: NAYARA NUNES GOMES.

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Juazeiro – Bahia
14 Outubro 2011

NOME: NAYARA NUNES GOMES.

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Seviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito de avaliação do semestre em curso,interdisciplinar llPolítica nacional de Assistência Social, tendo como orientadora a Professora Adarly Rosana Goes, Sergio Goes Barboza Rampazzo, Marcia Basto

Juazeiro – Bahia

14 Outubro 2011

INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve resenha do texto Trajetória do serviço social no Brasil, Realizada pelo autor Raichelis,Raquel. Legitimidade popular e poder público. São Paulo. Cortez. 1988, Um texto essencial para a aprendizagem da história do serviço social, onde consta toda a origem da profissão de Assistente Social, Os objetivos e interesses políticos.
O texto proporciona ao leitor a reflexão crítica acerca da sociedade capitalista, sobre as desigualdades sociais, desigualdades de direitos e as diversasexpressões da questão social.





Desenvolvimento

A vinda dos imigrantes para o Brasil e a predominância dos portugueses colonizadores se deu a partir da abertura dos portos às nações amigas em1808 e da independência do país em1822.
À margem do deslocamento populacional voluntário milhões de negros foram obrigados a cruzar o Oceano Atlântico ao longo dos séculos XVI a XIX com destino aoBrasil, constituindo a mão de obra escrava. Ainda nesse contexto, os monarcas brasileiros criavam alternativas de atração dos imigrantes para a região Sul do país, oferecendo-lhes lotes de terra que os elevava a condição de pequenos proprietários agrícola.
Nessa perspectiva, vieram primeiro os alemães e só a partir de 1870, os italianos. Essas duas etnias se tornaram majoritárias nos estadosde Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Depois disso, o estado de São Paulo tornou-se foco da atenção dos imigrantes, alterando os parâmetros da política imigratória. Nesse novo modelo político impulsionado pelas transformações sócio-econômicas em ocorrência em determinados países europeus, não era possível que o imigrante se tornasse pequeno proprietário agrícola como ocorridoanteriormente na região Sul.
A metade do século XIX no contexto sócio-econômico do Brasil é marcada por transformações radicais. A produção cafeeira que era mantida pela mão de obra escrava e sustentava a sociedade capitalista entrava em detrimento em função da abolição da escravatura. Em solução a este “golpe” os produtores cafeeiros tiveram de recorrer ao Estado para que se construísse uma políticade incentivo à imigração. A partir desses fatos, a imigração passou a fazer parte da produção cafeeira no país. O estado de São Paulo por sediar o núcleo dos cafezais do país passou a receber imigrantes de todas as partes do mundo, operários com experiência sindical favoreceu a propagação das idéias e pratica do movimento operário.
Para tal, o S. Social se desenvolve como profissão reconhecida nadivisão do trabalho no cenário do desenvolvimento industrial e da expansão urbana. No Brasil afirma-se como profissão integrada ao setor público frente à ampliação do controle e da ação do Estado junto à sociedade civil. Através da Portaria 35, de 19/04/1949, do Ministério de Trabalho, Indústria e Comércio, o S. Social é enquadrado no 14º grupo de profissões liberais. Porém, apesar daregulamentação, não apresenta uma tradição de prática peculiar às profissões liberais na acepção corrente do termo. Historicamente, ele não é um profissional autônomo que exerce independentemente suas funções, porém não exclui os traços que marcam uma prática liberal que viabilize em seus agentes especializados uma certa margem de manobra e de liberdade no exercício de suas funções institucionais. Um...
tracking img