Resenha crítica do filme: como estrelas na terra – toda criança é especial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1350 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL

KHAN, Aamir. COMO ESTRELAS NA TERRA –
TODA CRIANÇA É ESPECIAL.
Aline Dantas do Nascimento
Daliane de Oliveira Lucena
Maria do socorro O. de Almeida
Suênia Oliveira de Figueiredo
Universidade Estadual da Paraíba Campus-IV
Catolé do Rocha 2011

O filme “Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial”, foiproduzido por Aamir Khan, que é ator, diretor e produtor, nascido em Mumbai na Índia no dia 14 de março de 1965. Iniciou sua carreira como ator em 1973, aos oito anos. Desde então atuou em mais de quarenta filmes, muitos deles em Bollywoord. Em 2001 realizou seu primeiro trabalho como produtor e em 2007 dirigiu e produziu o filme em análise, onde o mesmo atuou como protagonista. O filme é indiano, temduração de 2 horas e 42 minutos, pertence ao gênero drama e tem por título original “Taare Zameen Par – Every Child is Special”. Com este filme, Aamir Khan ganhou o prêmio de melhor filme e de melhor diretor.
Este filme consegue transmitir para todo e qualquer educador uma mensagem, mostrando que é possível trabalhar com a diversidade dentro da sala de aula, basta o professor compreender asnecessidades e o contexto social de cada aluno, para então, poder ajudá-lo a desenvolver sua capacidade de aprendizagem.
O filme conta a história de Ishaan, uma criança que sofre com dislexia, onde a mesma não é compreendida em casa e nem na escola, pois, o pai acredita que o menino é apenas um preguiçoso e indisciplinado, comportando-se severamente com a criança. Na escola ele é tratado como alunodesinteressado por não conseguir ler e escrever corretamente, passando a ser castigado por seus erros cometidos e com isso passa a ser motivo de graça para os colegas, pois, ele já está repetindo o terceiro período e corre o risco de repeti-lo novamente.
Para que tal fato não ocorresse, o pai de Ishaan decidiu transferi-lo para um colégio interno, sendo que isso soa para o menino como um castigo,pois ficará longe de sua família. E sendo assim, a vontade de aprender do garoto só veio a regredir. No entanto, essa nova escola não foi diferente até o momento em que chegou um professor substituto de artes. Este, não se tratava de um professor tradicional, pois, não seguia rigorosamente as normas da escola, ele ensinava de acordo com sua própria metodologia.
Logo que o professor de artesconhece Ishaan, percebe que ele sofre de dislexia e decide ajudá-lo. E como esse não era um problema desconhecido por ele, pois também havia tido no passado, soube perfeitamente como tirar essa criança do abismo em que se encontrava. Ensinou-o a ler e escrever, e a partir daí o garoto passou a superar a opressão familiar e suas próprias limitações, passando a ver agora dentro da escola, um outrosignificado.
Portanto, cabe ao professor desenvolver sua própria metodologia de ensino, contudo que ela seja transmitida de forma a estimular a compreensão do alunado. Sendo que, a maior parte dos professores ainda trabalha o ensino de língua em sua perspectiva formal, priorizando apenas a linguagem e escrita dentro da norma culta, no entanto, é preciso substituir definitivamente a idéia de uso certo ouerrado pela de uso adequado ou não adequado.
Esse filme retrata o ensino pedagógico em duas concepções: o ensino tradicional e o inovador. Esse primeiro ensino está relacionado à forma conservadora da norma culta, ou seja, a norma padrão, que se preocupa apenas com as regras gramaticais e que segue rigorosamente as normas implantadas pela instituição escolar. Isto é, modelo pedagógicotradicional, centrado no professor e na exposição oral dos conteúdos.
O ensino tradicional privilegia apenas o conteúdo, onde a figura do professor fica responsável para transmitir o seu conhecimento e o aluno para receber o que foi transmitido. Sendo que, na maioria das vezes o aluno não consegue entender determinado assunto, e mesmo assim, o professor cobra dele através de testes para obterem notas,...
tracking img