Resenha - convencendo sua empresa a se tornar ágil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre o Tema “Convencendo sua empresa a se tornar ágil”
Trabalho em uma empresa focada no desenvolvimento de soluções MES/WMS para um segmento industrial específico que, atualmente, usa omodelo cascata e não segue nenhum processo definido de desenvolvimento de software. Devido à falta de um processo, são gerados documentos de projeto que nunca são usados pelos desenvolvedores, os testesdo sistema pegam apenas defeitos que chamamos de “perfumaria” e a construção do software é realizada de forma empírica e com pouco controle. O resultado disso tudo é um conjunto de problemas que jáconvenceu a área técnica da necessidade de implantar um processo de desenvolvimento de software. No entanto, a alta gestão não está disposta a realizar grandes investimentos nesse sentido.
Paraconvencer a alta gestão da necessidade de investir em um processo, temos primeiramente que escolher o processo mais adequado. Entre um processo bastante formal (como o RUP) e uma metodologia ágil (como o XPe o Scrum) ficamos com a segunda opção após levar em consideração os fatores abaixo:
* Somos apenas 40 colaboradores na área técnica, entre gerentes de projeto, analista de sistemas, testadores edesenvolvedores.
* Com a utilização do modelo cascata, hoje os colaboradores ficam alocados na própria empresa em aproximadamente 70% do tempo de um projeto.
* A comunicação entre osrecursos de um projeto já é uma prática existente, até mesmo para suprir a ausência de documentos realmente úteis para o desenvolvimento.
* A implantação de uma metodologia ágil tende a ser mais rápida ebarata que a implantação de um processo muito formal.
Em segundo lugar, temos que mapear as técnicas do processo que ajudarão a mitigar ou eliminar os principais problemas que temos hoje. Estemapeamento será detalhado nos tópicos a seguir.
1) Histórias do usuário
Numa abordagem ágil, os gerentes de projetos seriam responsáveis por criar as histórias de usuário. E com elas resolveríamos...
tracking img