Resenha - christov, l. h. garota interrompida: metáfora a ser enfrentada. in: placco, v. e almeida, l. (orgs). o coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. são paulo, edições loyola, 2010.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO- UFOPINSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS- ICHSDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO- DEEDU |

| UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO- UFOPINSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS ESOCIAIS- ICHSDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO- DEEDU |

Curso: Pedagogia – 5° Período
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado II

Resenha - Texto 1

TEXTO 1 - CHRISTOV, L. H. GarotaInterrompida: metáfora a ser enfrentada. In: PLACCO, V. e ALMEIDA, L. (orgs). O coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo, Edições Loyola, 2010.

No texto a autora aborda um sofrimento quesegundo ela é comum e constante no cotidiano escolar dos coordenadores com os quais a mesma dividiu reflexões e afetos. Este sofrimento é o resultado da interrupção que os coordenadores pedagógicos sofremno momento de exercerem sua função principal. Na esperança de compartilhar uma cura para tal, ela comunica como se sente incomodada com esta interrupção, reflete sobre este incômodo, chama a atençãode coordenadores e gestores da educação escolar, organiza exposições de histórias reais de interrupção, apresenta hipóteses que produzem esta interrupção e propõem algumas ações que podem servir deajuda para superar este mal-estar de interrupção constante na vida dos coordenadores pedagógicos.
Para tanto, a autora faz uma analogia entre a situação do coordenador que diante uma interrupção desua função estavam estressados e acreditavam-se impotentes contra o sistema que desvaloriza sua função essencial com o filme Garota Interrompida do diretor James Mangold, cuja personagem tem sua vidainterrompida durante dois anos, ao ser internada num hospital psiquiátrico por apresentar sintomas próprios de uma doença denominada “ordem incerta de personalidade” quando na verdade estes sintomaspodem ser facilmente associados a qualquer adolescente que apresente dúvidas sobre suas escolhas e etc., esta interrupção levou a personagem a acreditar-se incapaz de assumir suas escolhas.
Nos...
tracking img