Resenha Casa Grande E Sensala

428 palavras 2 páginas
Casa-Grande e Senzala mostra a importância da casa grande na formação sociocultural brasileira utilizada como uma metáfora do Brasil colonial, cuja sociedade teve seu inicio na atividade econômica, a monocultura açucareira, dela resultando uma sociedade agrária, patriarcal, escravista e mestiça. Gilberto Freyre trata da formação da sociedade brasileira a partir das contribuições das raças branca, índia e negra, a vida ou a formação colonial brasileira, ele também trata da figura do Senhor de engenhos como uma pessoa fundamental para o processo civilizatório do Brasil, porem não deixa de falar de suas brutalidades, e como agia com os seus escravos. Ele mostra que foi a partir dessa sujeição do africano ao português, tanto nas relações de trabalho como sexuais, que produziu a base do que seria a sociedade brasileira. Através da relação entre os primeiros portugueses e as índias que tem início a povoação num clima de intoxicação sexual.
No segundo capítulo Gilberto Freyre fala sobre o papel dos indígenas na formação social brasileira ele mostra os índios como vítimas, não apenas dos colonizadores, mas também dos jesuítas que teriam praticado uma espécie de extermínio indireto das populações locais. As índias foram muito úteis como procriadoras caboclas oferecidas para o colonizador português, supriram o grande problema da colonização: a falta de mulheres brancas. Assim, a mulher índia seria a base da família brasileira. Os portugueses legitimaram sua violência contra os índios considerando-os hereges, e chamando-os de bugres. Gilberto Freyre não ignora que quem escravizava os índios e os matava eram os portugueses e mamelucos, os bandeirantes paulistas, a serviço dos plantadores de açúcar e admite mesmo que os jesuítas defenderam os índios contra essa violência. Mas insiste no caráter artificial das missões jesuítas.
Nos capítulos finais Gilberto Freyre fala da relação da sociedade que se desenvolveu no nordeste com o escravo africano, e nos mostra que foi no Brasil

Relacionados

  • Resenha Casa grande & e Sensala
    407 palavras | 2 páginas
  • historiografia brasileira
    10137 palavras | 41 páginas
  • CESPE
    43072 palavras | 173 páginas
  • Revista eletronica
    64171 palavras | 257 páginas