Revista eletronica

Páginas: 257 (64171 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
ANPHLAC

número

REVISTA ELETRÔNICA

3

ANPHLAC

ÍN DI CE
Apresentação
Heloisa Reichel

3 4 26 50 66

Memórias em Transformação
François-Xavier Guerra

Confrarias de Buenos Aires: resistência e desintegração cultural
Álvaro de Souza Gomes Neto

Guerreiros Zapatistas: Velho Antonio e Don Durito
Celso Gestermeier do Nascimento

Nacionalismo: origem e signi cado em SérgioBuarque de Holanda, Samuel Ramos e Ezequiel Martinez Estrada
Claudia Wasserman

Tiempo y sociedad, en el Real Seminario de Minería,1792-1821
Eduardo Flores Clair

86 105 124

Uma utopia democrática do século XVI
Héctor H. Bruit

Das ruas para o papel: as representações sobre as massas argentinas (19461955)
Paulo Renato da Silva

A diplomacia regional americana do Brasil durante oImpério: entre a Europa e os vizinhos hemisféricos
Paulo Roberto de Almeida

141

RESENHA

Maria Cristina Bohn Martins

168

ISSN 1679-1061

Revista Eletrônica da Anphlac - número 3

2

número

REVISTA ELETRÔNICA

3

Apresentação – Número 3

A Associação Nacional de Pesquisadores em História da América Latina e Caribenha, (ANPHLAC), ao disponibilizar na mídia eletrônica oterceiro número de sua revista, dá continuidade ao seu propósito de divulgar as pesquisas em História da América Latina e Caribenha que se realizam no Brasil e estimular o intercâmbio entre os pesquisadores, professores e interessados pela história latino-americana.

Este número apresenta uma seção especial, na qual publica um texto do historiador francês François-Xavier Guerra, traduzido pelo prof.Dr. Jaime de Almeida. Com este gesto, a ANPHLAC homenageia o pesquisador que, apesar de seu prematuro falecimento, contribuiu significativamente para o conhecimento e compreensão da história da América Latina. Afora essa inovação, mantém as seções artigos e resenhas. Dentre os artigos publicados, sete são de autoria de pesquisadores brasileiros e um, de investigadora mexicana, fato esse quedemonstra o interesse da Revista Eletrônica da ANPHLAC em divulgar a produção de investigadores de outros países da América Latina..

Agradecendo aos colaboradores que enviaram seus textos para a Revista da ANPHLAC, desejamos uma boa leitura a todos.

Heloisa Reichel Editora responsável

ISSN 1679-1061

Revista Eletrônica da Anphlac - número 3

3

Memórias em Transformação François-XavierGuerra Tradução: Jaime de Almeida [Tradução e adaptação da introdução de GUERRA, François-Xavier (org.) Mémoires en Devenir. Amérique latine XVIe-XXe siècle. Bordeaux, Maison des Pays Ibériques, 1994, p. 9-27]

Quando, em 1991, pensamos num colóquio que ocorreria no ano seguinte, a polêmica em torno da comemoração do V Centenário de 1492 estava acesa. Tudo estava então sujeito a debate: desde aoportunidade ou não de comemorar o quer que seja, até o próprio nome desingnando a chegada de Cristóvão Colombo naquele continente que seria depois chamado América. Pareceu-nos então que seria inútil participar desse polêmica acrescentando um colóquio a mais em meio a tantos outros, destinados alguns deles a celebrar, e a maior parte a questionar, mais além daquele acontecimento, cinco séculos dehistória americana.

Mas a intensidade mesma do debate era um precioso indicador da importância dos combates em torno da meória e, portanto, da necessidade de fazer precisamente disso o objeto de nossa reflexão. Demos então ao nosso colóquio o nome Os desafios da Memória. A Amérique Latina na encruzilhada do Quinto Centenário. Comemorar ou rememorar?, para estudar, na longa duração, as batalhastravadas em torno da memória e do esquecimento.

A empreitada era certamente demasiado ambiciosa e talvez ambígüa. Ambiciosa, porque ela se debruçava sobre temas de pesquisa que estavam ainda em seus primeiros passos na historiografia sobre a América Latina1; ambiciosa também, por seus contornos cronológicos – cinco céculos – e por sua extensão geográfica. Ambígüa por esse termo “memória”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revista eletronica
  • Revista eletronica nutritime
  • Multas
  • 175 EDI O REVISTA ELETRONICA TST
  • Modelo Monografia Segundo Grafica Revista Eletronica Reparado
  • Modelo Monografia segundo Grafica Revista Eletronica
  • revista
  • revista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!