Resenha capituloi ler e compreender

767 palavras 4 páginas
CONCEPÇÃO DE LEITURA

Ler e conservar o hábito de leitura é muito importante em qual quer faixa etária. Mas devemos nos perguntar. O que é ler? Para que ler? Como ler? Essas perguntas podem ser respondidas em diferentes formas.

FOCO NO AUTOR

Koch afirma que a concepção de língua como r4epresentação do pensamento corresponde à de um sujeito psicológico, dono de sua vontade e de suas ações. A leitura é entendida como a atividade de captação das ideias, do autor.

FOCO NO TEXTO

Por sua vez, a concepção de língua como estrutura corresponde a de sujeito determinado. “assujeitado” pelo sistema, caracterizado por uma espécie de “não consciência” A leitura exige do leitor o foco no texto.

FOCO NA INTERAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR

O sentido de um texto é constituído na interação de texto-sujeito e não que preexista a essa interação. A leitura é, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos.
A leitura é uma atividade na qual se leva em conta o conhecimento do leitor.

A INTERAÇÃO: AUTOR-TEXTO-LEITOR

A leitura é um processo no qual o leitor realiza a compreensão do texto, não decodificando o texto palavra por palavra, mas sim uma atividade que exige seleção, antecipação, verificação, sem as quais não é possível proficiência.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Do leitor espera-se que processe, critique, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute, que dê sentido e significado ao que lê.
Esse modo de leitura, que põe em foco o leitor e seus conhecimento, vem merecendo a atenção de estudiosos do texto alimentando muitas pesquisas e discussões sobre a sua importância para o ensino da leitura.

OBJETIVO DE LEITURA

São os objetivos do leitor que nortearão o modo de leitura.

LEITURA E PROCUÇÃO DE SENTIDO

É também preciso levar em conta os conhecimentos do leitor, condição fundamental para o estabelecimento da interação, com maior ou menos intensidade, durabilidade, qualidade.

LEITURA E ATIVAÇÃO DE

Relacionados