Resenha capital humano - prof.dr. luiz marins

436 palavras 2 páginas
O vídeo apresentado pelo Prof. Dr. Luiz Marins tem como foco principal a importância do capital humano para o sucesso dos negócios.

Antes mesmo de pensar no cliente externo, é necessário cuidar do bem estar e da motivação dos seus clientes internos, que não é só o colega de trabalho, o pessoal do staff, de apoio ou suporte. É um poderoso aliado que pode em muito contribuir para aumentar suas vendas e progredir seu business.

O cliente interno é, sem dúvida, o mais esquecido dos clientes e o primeiro em qualquer processo de vendas. Quando há uma relação de consumo, esta não é realizada comumente entre cliente e o presidente ou diretor de uma empresa. O cliente irá captar/entender como uma empresa se relaciona com o mercado através do seu cliente interno, seja ele o vendedor, o caixa, pós-vendedor, etc. Se algo der errado, é o nome da empresa que ficará estampado nas mídias e redes sociais.

O Prof. Dr. Luiz Marins, ainda afirma que muitas empresas realizam altos investimentos no lançamento de um determinado produto para o mercado, mas esquece de “vender” internamente para àqueles que efetivamente irão comercializá-lo.

Como dito anteriormente, é preciso trabalhar o cliente interno antes de partir para conquistas de metas e consumidores. A “compra” do produto pelo seu cliente interno é sem dúvida um ponto crucial para o sucesso ou insucesso de suas vendas. Afinal, dificilmente alguém irá vender seguro e confiante, algo que não compra e/ou não conhece.

Mantenha-o informado, sempre o deixe a par de como andam suas vendas e a solução dos problemas nos quais ele esteve envolvido, assim como a satisfação do cliente é problema de todos. O grau de comprometimento é sempre maior quando as pessoas se sentem úteis e são chamadas para participar de todo o processo.

Um exemplo dado pelo Dr.Marins, foi o da montadora Toyota, que possui princípios e práticas bem definidos, e guia a empresa pelo caminho da criatividade - com mais de um milhão de ideias vindas de

Relacionados

  • Imunidade tributária
    79471 palavras | 318 páginas