Resenha cap 11 engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Capitulo 11.


Este capitulo apresenta os conceitos de arquitetura de software e de projeto de arquiteturas, tendo como como foco compreender o motivo de se utilizar uma arquitetura e como a utilizar.
Projeto de arquitetura basicamente é decompor um sistema grande em subsistemas que fornecem algum conjunto de serviços relacionados, e estabelecer um framework para controlar estessubsistemas.
Durante este estagio, os projetistas de softwares são induzidos a considerar aspectos principais do projeto no inicio, este pode servir com um plano de projeto usado para negociar requisitos de sistema e como meio de estruturação para discussões com os clientes. Também é uma ferramenta essencial para o gerenciamento da complexidade do sistema.
A arquitetura deve ser escolhida apartir dos requisitos não funcionais do sistema.
• Se o desempenho for um requisito critico a arquitetura deve ser projetada para encontrar operações criticas dentro de alguns subsistemas.
• Se a proteção for um requisito critico, deve ser utilizada uma estrutura por camas, assim protegendo os itens mais críticos.
• Se a segurança for um requisito critico, a arquitetura deve ser projetada, fazendocom que todas as operações relacionadas a segurança, devem estar localizada em um subsistema, ou em poucos subsistemas.
• Se a disponibilidade for um requisito critico, a arquitetura deve ser projetada utilizando componentes que podem ser substituídos e atualizados sem dificuldades.
• Se a facilidade de manutenção for um requisito critico, a arquitetura deve ser projetada usando componentes debaixa granularidade e autocontidos que possam ser prontamente mudados.
Porem existe conflitos entre as arquiteturas adotadas, já que algumas exigem o uso de componentes opostos, como é o caso de componentes de alta e baixa granularidade, quando existe este conflito, deve ser proposto uma solução eficaz, pode-se conseguir isso, algumas vezes, pelo uso de estilos de arquiteturas diferentes para cadaparte do sistema.
O Projeto de um subsistema é uma decomposição abstrata de um sistema em componentes, cada um podendo ser um sistema substancial e independente, para um projeto de subsistema é utilizado o diagrama de blocos. Caixas dentro de caixas indicam que o subsistema foi ele próprio decomposto em subsistemas. As setas são utilizadas para indicar fluxo de dados e sinais de controle. Estediagrama deve ser utilizado de forma que pessoas de áreas diferentes envolvidas no mesmo processo de desenvolvimento do sistema possam entender.
Bass diz que este diagrama de caixas em linhas não são representações úteis de arquitetura, já que não mostram a natureza dos relacionamentos entre componentes do sistema. Porem este modelo é eficaz para comunicação com os stakeholders do sistema e paraplanejamento do sistema, pois ele é simples e não tem muitos detalhes. O diagrama de caixas e linhas não pode ser a única representação de arquitetura a ser utilizada em um projeto.
A dificuldade em descompor um sistema em subsistemas é que os requisitos do sistema são um fator principal e o projeto deve ter uma correspondência estrita entre os requisitos e os subsistemas, e durante um projeto, osrequisitos mudam, porem os subsistemas não.

Projeto de arquitetura é um processo que tenta estabelecer uma organização de sistemas que satisfaça os requisitos funcionais e não funcionais do sistema. Para definir qual arquitetura deve ser utilizada, os arquitetos de sistema tentam responder as seguintes questões.
1. Existe uma arquitetura genérica de aplicação que possa funcionar como modelopara o sistema que está sendo projetado?
2. Como o sistema será distribuído ao longo de vários processador?
3. Qual ou quais estilos de arquitetura são apropriados para o sistema?
4. Qual será a abordagem fundamental para estruturar o sistema?
5. Como as unidades estruturais de um sistema serão descompostas em módulos?
6. Qual estratégia será usada para controlar a operação das unidades do...
tracking img