Resenha - atravessando a ponte - o som de istambul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atravessando a Ponte – O Som de Istambul - " Um retrato sobre a cena musical turca".por Inez de Oliveira de Souza

"Crossing the Bridge: The Sound of Istanbul" - Alemanha/Turquia , 2005 -Documentário
Direção: Fatih Akin
Elenco: Alexander Hacke, Baba Zula, Orient Expressions, Duman, Replikas, Erkin Koray.
O filme é um documentário, dirigido por Fatih Akin, sobre a atual cena musical ecultural de Istambul, a megalópole da Turquia, tema interessante, que vale a pena assistir.
Em Atravessando a Ponte – O Som de Istambul carrega em seu título a experiência de sua realização, Akinverdadeiramente “atravessa a ponte” entre Alemanha e Turquia para registrar “o som de Istambul”. Um processo que corre todos os riscos (Akin é descendente de turcos, mas viveu em solo alemão).Alexander Hacke, músico da lendária banda germânica Einstürzende Neubauten, assume o papel de personagem principal, desembarcando em Istambul com um mini-estúdio nas malas para gravar a música que não cheganas fronteiras pop do circuito ocidental. A ponte do título faz referência à própria Turquia. Encravado no limite entre a Europa e Ásia, o país costuma ser referenciado como uma "ponte" no estreitode Bósforo, fronteira natural da Eurásia, divisor de águas entre Ocidente e Oriente, fundindo as duas culturas em uma massa singular.
A música do lugar, como não poderia deixar de ser, se aproveitade referências de cá e de lá - e é esse retrato que o filme traça. Seu documentário propõe àquele que se permite envolver na mistura de sons, cores e formas, uma viagem de incitação e sinestesia. Pormeio de Hacke, o filme passeia pela cena musical da megalópole turca e transcende conceitos como da segmentação Oriente/Ocidente, mistura de costumes e crenças e do equilíbrio entre a absorção doestrangeiro. Sua presença permite unificar os blocos que se ordenam de forma gradativa.
Baba Zula, a primeira banda com que se depara no filme, de estilo psicodélico ou neo-psicodélico, mescla...
tracking img