Resenha ana maria monteiro - os professores e os saberes. in professores de historia entre saberes e praticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: MONTEIRO, Ana Maria. Os Professores e os Saberes. In: ___ Professores de História: Entre Saberes e Práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

O trabalho da professora Ana Maria Monteiro é dereferência quando se tratam de assuntos acerca do Ensino de História. Na introdução de seu livro a autora lança mão de questionamentos muito importantes tanto para professores quanto para alunos, comoo porquê de se estudar História e como ensinar História de modo que os alunos se interessem pelo assunto. O estudo da História envolve o passado e o presente e para os alunos se torna difícil acompreensão do passado até porque muitas vezes não encontram sentido no conteúdo que é passado e, além disso, é comum que os professores não encontrem respostas satisfatórias para justificar os motivos dese estudar História.
No capítulo que propomo-nos a analisar, “Os Professores e os Saberes”, como o próprio título deixa claro, a professora trabalha a relação entre os professores e os saberes ecoloca que os estudos sobre a educação (currículo, didática, saberes) enxergavam o saber como algo universal e que não poderia ser questionado, que levava em conta somente a relação do saber entreprofessores e alunos e não do saber em si. Acreditava-se no paradigma da necessidade da técnica, em que o professor deveria ser dotado de técnicas científicas, juntamente com a didática, e que bastavadominar estas técnicas para ser “bem sucedido” na profissão.
A partir da década de 1960 esse modelo começa a ser revisto, haja vista as mudanças ocorridas no campo educacional e a percepção de que omodelo técnico não dava conta das demandas do campo escolar. Esta revisão permitiu que o currículo (continha relações de poder) e a didática tradicional fossem questionados, abrindo assim um caminho paraas futuras mudanças e as novas abordagens.
Monteiro aponta que a História é dotada de relação sociopolítica e cultural, mas é comum que os alunos não percebam e não alcancem tal relação. Para ela...
tracking img