Resenha.algas.italo.docx

764 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET
CURSO TÉCNICO EM METEOROLOGIA - CTMT
DISCIPLINA: OCEANOGRAFIA BÁSICA
ALUNO: ITALO RAMON JANUARIO

MARGALEF, Ramón – Estudos apontam que as algas podem ser importantes produtoras de oxigênio, contribuindo para a purificação do ar assim como as árvores [on-line]. Instituto brasileiro de florestas : [citado em 2010-02-11]. Disponível em: http://www.ibflorestas.org.br/pt/ultimas-noticias/25-noticias/251-qual-a-contribuicao-das-arvores-e-algas-para-producao-de-o2.html >.
As algas, assim como as florestas são muito importantes para o planeta, pois são responsáveis por produzir muito O2 (oxigênio) que é liberado diariamente na terra. As florestas também produzem O2, só que elas também utilizam parte desse oxigênio na respiração e algumas espécies de algas fabricam muito mais oxigênio do que elas mesmas precisam e com isso, se tornam, junto com as árvores, grandes responsáveis por amenizar a quantidade de dióxido de carbono CO2 que é emitido diariamente para a atmosfera.
A atividade de absorção de CO2, energia luminosa, água e liberação de oxigênio, tanto das árvores quanto das algas, podem ser consideradas um dos processos biológicos mais importantes do planeta. Algumas espécies de algas são muito importantes por produzir mais oxigênio do que elas precisam, e além disso, são muito eficazes por diminuir a quantidade de gases do efeito estufa, principalmente o CO2 (Dióxido de carbono). Existem alguns problemas quanto a essa produção de oxigênio, pois segundo o professor da Universidade de Londrina, Dr Francisco Striquer Soares, pois a produção de oxigênio pelas algas depende da espécie da mesma e também e um dos fatores para tal seria o fato das algas habitarem oceanos e mares, logo, uma grande extensão territorial e a energia do sol (fator limitante, pois o O2 é liberado pela fotossíntese, e para que ocorra a mesma é preciso energia do sol) chega a até 100m de profundidade dos

Relacionados