Resenha academica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ciência e as Ciências Sociais
Neste primeiro capitulo o autor descreve os mais vivos debates acadêmicos dos últimos anos que se refere ao status “científico” das disciplinas compreendidas(reunidas) sinteticamente na ciência social. A questão básica é se o comportamento humano pode ser submetido ao estudo “científico”.
A idéia de oposição às ciências sociais tem se manifestado tanto em seumeio de estudo quanto fora dele. È notável que os departamentos de ciência política estão tomando espaço dos departamentos de Governo. Na ciência política a ênfase é dada em explicar o comportamentopolítico, não em descrever as instituições políticas.
Os protetores das ciências sociais alimentaram a discussão competindo cegamente com os protocolos científicos estabelecidos, erros parecem ocorrer daaceitação da imagem tradicional da ciência e por não compreender na ciência na prática.
Como os cientistas físicos, os cientistas sociais Buscam descobrir regularidade e ordem no comportamentosocial através da observação e medição para elaboração de modelos e teorias.
A busca de Regularidades Sociais
Não há razão fundamental pela qual os cientistas sociais não possam medir fenômenosrelevantes às suas investigações. As atitudes também podem ser medidas, mas é freqüentemente questionado como “não científico”, embora se deva reconhecer que todas estas medidas são basicamente arbitrárias.Descobrindo Regularidades Sociais
As pessoas tendem a considerar os objetos das ciências físicas como mais legítimos que os das ciências sociais, normas sociais são prescritas pelas instituiçõesformais de uma sociedade, tais prescrições, então, regularizam o comportamento social.
Relatos de regularidades por cientistas sociais estão freqüentemente sujeitos a três tipos de críticas. Primeiro, orelato pode ser acusado de banalidade, de que todo mundo já sabia disso. Segundo, ser citados casos contraditórios, indicando que o fato observado não é totalmente verídico. Terceiro, pode-se...
tracking img