Michelangelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Michelangelo

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese, região toscana, província de Arezzo, na Itália em 06 de Março de 1475. A família Buonarroti era de uma linhagem nobre, mas em decadência.
Na época do nascimento de Michelangelo, seu pai, Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni era prefeito na província de Caprese.

Seus irmãs eram cinco, todos do sexomasculino, e Michelangelo era o segundo dentre eles.

Quando tinha 6 anos de idade sua mãe faleceu e ele foi entregue aos cuidados de uma ama de leite onde o pai dela e seu marido trabalhavam como cortadores de mármore na aldeia florentina de Settignano.

Foi ali em Settignano berço do escultor Michelangelo. O menino cresceu nesse ambiente, e com este convívio direto com o mármore, ele teve o seuprimeiro contato com o cinzel e o martelo, e pode estudar as diversas técnicas de escultura. Primeiro na rocha comum, como em um teste e depois na prova real com o mármore a chamada "pedra da luz" pelos gregos.

Este ponta pé inicial marcou definitivamente a vida de Michelangelo. Não era possível voltar atrás, a paixão pela escultura desabrochou e o resultado disso podemos ver em suas obras quenos encanta até os dias de hoje. O pai do jovem Michelangelo não concordava com a decisão dele de ser artista, e, algumas vezes ele foi espancado pelo pai causa da profissão que ele queria para si porque na família Buonarroti haviam soldados, porém ele era o primeiro a querer ser artista.

Mas, como era impossível vencer algo que já estava enraizado na vida de Michelangelo, o pai Lodovico(mesmo à contragosto), finalmente optou por encaminhá-lo para Florença, de modo a ser aprendiz na oficina de um pintor, mestre da pintura florentina na época: Domenico Ghirlandaio.

Nesta oficina de Ghirlandaio Michelangelo pode aprender todos os recursos técnicos do ofício de pintar. Uma sólida técnica em pintura de afrescos e domínio da arte de desenhar.

Porém as idéias de arte entre o aprendize o mestre eram diferentes.

Michelangelo achava a pintura uma arte limitada, ele queria algo de maior expressão, impacto e monumentalidade. E permaneceu na oficina de Ghirlandaio brevemente, cerca de um ano.

Na vida de Michelangelo existem algumas especulações no que diz respeito a ele ter saído da oficina de Ghirlandaio.

Dizem que Michelangelo deixou a oficina de Ghirlandaio pelasdivergências sobre artes entre ambos, ou por que Ghirlandaio logo percebeu que seu aprendiz Michelangelo o superou devido ao seu grande talento e genialidade.

Outro relato diz que Lorenzo de Médici grande mecenas das artes em Florença, poeta e também chamado de "o Magnífico", foi ao atelier de Ghirlandaio procurar aprendizes com aptidão de esculpir. E Lorenzo ficou encantado com o talento do nossojovem artista, e o escolheu para agregar a sua escola como aprendiz de escultor.

Bem, o fato é que Após sair da oficina de Ghirlandaio em 1489, Michelangelo se encaminha para o Jardim de São Marcos em Florença, a escola patrocinada por Lorenzo de Médici.

Nos jardins do Convento de São Marcos, Lorenzo mantinha esculturas gregas, romanas e clássicas que eram modelos para os aprendizestrabalharem.

Michelangelo morou no palácio dos Médici e lá pode conviver com pintores, filósofos, poetas,escultores,arquitetos e médicos.

Michelangelo se dedicou profundamente ao estudo da obra de grandes mestres do passado: Giotto, Masaccio, Donatello, e dos escultores gregos e romanos.

Penetrou nos segredos dos escultores antigos que sabiam representar a beleza do corpo humano em movimento, comtodos os músculos e tendões.

Em pouco tempo dominou tanto o que estudou que não houvesse postura e movimento que ele não pudesse desenhar.

E logo os rumores sobre o artista foram se espalhando, e ele foi comparado aos antigos mestres da escultura e houve também quem dissesse que ele os superava.

Seu primeiro trabalho em relevo aos 15 anos de idade foi a "Madonna da escada".

O mármore...
tracking img