Resena do capitulo 4 de por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. 79 - 116 p.

No capítulo IV (“O território dodinheiro e da fragmentação”), do livro “Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal”, Santos (2003) vai mostrar que o dinheiro modela o espaçoescolhido para a reprodução capitalista, fazendo fluir suas atividades nestes lugares. Todas essas mudanças feitas à bem do capitalismo vão determinar a diferenciação dasáreas de um lugar, fragmentando-o por meio de regulação exógena da área, produzindo a esquizofrenia do território, sendo que este, ao mesmo tempo em que acolhe as novas caras docapitalismo, também permite a emergência de outras formas de vida.
O capítulo é formado pela introdução e mais sete partes. Na primeira parte o autor aborda ‘Oespaço geográfico: compartimentação e fragmentação’, ele diz que o espaço geográfico sempre foi objeto de uma compartimentação. No começo havia ilhas de ocupação devidas àpresença de grupos, tribos. Hoje, com a globalização, pode-se dizer que a totalidade da superfície da Terra é compartimentada, não apenas pela ação direta do homem, mas também pelasua presença política. Nenhuma fração do planeta escapa a essa influência. Desse modo, a velha noção de ecúmeno perde a antiga definição e ganha uma nova dimensão; tanto sepode dizer que toda a superfície da Terra se tornou ecúmeno quanto se pode afirmar que essa palavra já não se aplica apenas ao planeta efetivamente habitado.Com aglobalização, todo e qualquer pedaço da superfície da Terra se torna funcional às necessidades, usos e apetites de Estados e empresas nesta fase da história." (Santos, 2000: 81).
tracking img