A mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MITOLOGIA GREGA
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregoscriaram uma série de histórias, de origem imaginativa. Logo, a mitologia grega É um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. A mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses é a Teogonia. Há uma divisão na categoria de deuses: deuses mais poderosos e deuses do Olimpo, este por sua vez se divide em várias classes. Dentre as classes dos deuses,está a classe A superior, encabeçada por Zeus (governante de todos os deuses). Numa classe inferior está Hades (irmão de Zeus e deus dos infernos). Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses. Não existem escrituras sagradas a respeito da Mitologia Grega.
As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo(Teogonia), e por Homero (Ilíada e Odisséia). Os deuses, além de ter forma humana, tinham sentimentos humanos como amor, inveja, traição, ira, entre outros. Suscetíveis a esses sentimentos, era comum os deuses se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos. Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos de deuses e humanos. Os deuses, diferentes de seus filhos, eram imortais.
É importantedeixar claro que a mitologia grega ou greco-romana, em suas origens está ligada à uma visão de mundo de caráter religioso. Ao contrário, à medida que avançamos no tempo em direção aos nossos dias, a mitologia vai se esvaziando do significado religioso e ganhando, principalmente, um caráter artístico. os gregos não acreditavam que o universo tivesse sido criado pelos deuses. Ao contrário, elesacreditavam que o universo criara os deuses. Antes de mais nada, existiam o Céu e a Terra, que geraram os Titãs, também chamados de deuses antigos. O mais importante deles foi Cronos (ou Saturno, para os romanos), que reinou sobre todos os outros. No entanto, o Destino - uma entidade à qual os próprios deuses estavam submetidos - determinara que Cronos seria destronado por um de seus filhos. Por isso,mal eles saíam do ventre materno, Cronos os devorava. Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. 
A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era umaimportante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempresatisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

AS DIVINDADES
Os deuses do Olimpo são os deuses mais poderosos dos vários grupos. Os deuses do Olimpo se dividem em várias classes. A classe superior é formada por Zeus, Hera, Apolo, Atena, Afrodite, Ares, Poseidon, Hefesto, Héstia e Hermes. Já a classe inferior de deuses, era formada por: Hades, Dionisio, e Pã.
ZEUS:Dentro da mitologia grega ele é o deus mais importante. Segundo a mitologia, ele teria nascido da União de Réia e Cronos. Seu pai Cronos (deus do tempo), que imperava naquele momento, tinha o costume de engolir seus filhos com medo de que um deles lhe tirasse o trono. No entanto, quando Zeus nasceu, Réia pressentiu que ele era uma criatura especial e o escondeu em uma caverna. Para enganar seu marido...
tracking img