Requisitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Documento de Requisitos
Versão 0.1
Índice
1. Sobre os Requisitos 3
1.1 Introdução 3
1.2 Convenções, termos e abreviações 3
1.3 Identificação dos Requisitos 3
1.4 Prioridades dos Requisitos 3
1.5 Descrição dos Atores 3
2. Requisitos Funcionais (Casos de Uso) 4
2.1 Ações do Usuário 4
2.2 Ações do Administrador 12
Prioridade: Essencial. 15
Prioridade: Essencial. 15Prioridade: Essencial. 16
Especificações Suplementares 17
2.3 Objetivos 17
2.4 Funcionalidade 17
2.5 Usabilidade 17
2.6 Confiabilidade 17
2.7 Desempenho 18
2.8 Segurança 18
2.9 Padrões 18
2.10 Hardware e software 18




Introdução


1 Objetivos do documento

Este documento especifica todos os requisitos funcionais e não funcionais do sistema, descrevendoos fluxos de eventos, prioridades, atores, entradas e saídas de cada caso de uso a ser implementado. Este documento foi preparado levando-se em conta as funcionalidades levantadas durante a fase de concepção do sistema. Não é um documento definitivo uma vez que, conforme o feedback recebido pela equipe de projeto, este poderá ser alterado além do que, posteriormente serão selecionados alguns casosde uso a serem mais bem detalhados.


2 Público alvo

Tal documento tem como público alvo os desenvolvedores do referido sistema, na medida em que nortea-los-á durante as etapas de análise e projeto, assim como durante a de testes; e os clientes que solicitaram o sistema uma vez que, através das funcionalidades aqui descritas, os mesmos poderão verificar se estas correspondem ou não ao quefoi solicitado inicialmente.


3 Termos e acrônimos

No que concerne à nomenclatura/identificação dos requisitos, os termos utilizados neste documento são descritos nas secções a seguir; além destes, jargões e termos comuns em informática, mas desconhecidos por um leitor leigo serão devidamente esclarecidos no Apêndice A deste documento.


4 Identificação dos Requisitos

A corretainterpretação deste documento exige o conhecimento de algumas convenções e termos específicos, que são descritos a seguir.
Por convenção, a referência a requisitos é feita através do nome da subseção onde eles estão descritos, seguido do identificador do requisito, de acordo com o esquema abaixo:
[“nome da subseção” “identificador do requisito”]
Por exemplo, o requisito funcional [Efetuar CadastroRFA01] está descrito em uma subseção chamada “Efetuar Cadastro”, em um bloco identificado pelo número [RFA01].

5 Prioridades dos Requisitos

Para estabelecer a prioridade dos requisitos foram adotadas as denominações “essencial”, “importante” e “desejável”.

• Essencial é o requisito sem o qual o sistema não entra em funcionamento. Requisitos essenciais são requisitos imprescindíveis, quetêm que ser implementados impreterivelmente.

• Importante é o requisito sem o qual o sistema entra em funcionamento, mas de forma não satisfatória. Requisitos importantes devem ser implementados, mas, se não forem, o sistema poderá ser implantado e usado mesmo assim.

• Desejável é o requisito que não compromete as funcionalidades básicas do sistema, isto é, o sistema pode funcionarde forma satisfatória sem ele. Requisitos desejáveis são requisitos que podem ser deixados para versões posteriores do sistema, caso não haja tempo hábil para implementá-los na versão que está sendo especificada.


Descrição Geral do Sistema


1 Abrangência e sistemas relacionados


......


2 Descrição dos usuários (atores)

Existem básicamente três tipos de usuários que podemter acesso às funcionalidades do sistema:

|Aluno |Os alunos são usuários do sistema que acessam a sala virtual, se inscrevem em cursos e |
| |realizam as atividades dos mesmos. |
|Professor |Os professores são os usuários do...
tracking img