Capacitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Re: Aprenda sobre Capacitores!

O que fazem ?

Eles permitem armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático e mantê-la durante certo período, mesmo que a alimentação elétricaseja cortada. Os capacitores são usados nas fontes de alimentação, nas placas mãe e em inúmeros outros componentes. A função mais comum é retificar e estabilizar a corrente elétrica, evitando quevariações possam danificar qualquer dispositivo.

História:

A Jarra de Leyden foi a primeira forma de capacitor. Fora inventada na Universidade de Leyden, na Holanda por Pieter van Musschenbroek. Ela erauma jarra de vidro coberta interna e externamente, mas sem se tocarem, com metal. A cobertura interna era conectada a uma vareta que saia pelo gargalo da jarra e terminava numa bola de metal, destaforma o vidro da jarra comportava-se como o dielétrico armazenador das cargas elétricas e os metais das paredes interna e externa como as armaduras deste capacitor primitivo.

Jarra de Leyden:

Agarrafa de Leiden (ou de Leyden) é uma espécie primitiva de capacitor, dispositivo capaz de armazenar energia elétrica. Foi inventada acidentalmente em 1746 por Pieter van Musschenbroek, professor daUniversidade de Leiden, Países Baixos, que estudou suas propriedades e a popularizou. Um dispositivo similar foi descrito pouco antes (1745) por Ewald Georg von Kleist, na atual Alemanha. O dispositivooriginal era composto por uma garrafa de vidro com água no seu interior, com uma rolha perfurada por uma haste metálica que ficava em contato com a água. Quando a garrafa era segurada pela mão de umoperador e a haste posta em contato com o terminal de uma máquina eletrostática, uma grande quantidade de carga elétrica era acumulada sobre as paredes da garrafa, com polaridades opostas dentro efora. Se o operador então tocava a haste com a outra mão, recebia um forte choque elétrico causado pela repentina descarga da garrafa. Logo se descobriu que a água não era necessária, e que era mais...
tracking img