requisitos legais do sus com foco nas areas de gestão e financiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Requisitos legais do SUS com foco nas áreas de Gestão e Financiamento.
Portaria n. 3252 de Dezembro de 2009

Norma Operacional Básica de 1996
A portaria GM/MS n. 2.203, de 5 de novembro de2006, cria a norma operacional básica do SUS – NOB-SUS/96 – um dos principais instrumentos estruturantes do sus, que consolidou a politica de municipalização, estabelecendo o pleno exercício do podermunicipal na função de gestor da saúde. Essa norma operacional instituiu a gestão plena do sistema municipal e a gestão plena da atenção básica e redefiniu as responsabilidades da união e dos estados.Principais características da NOB-1996:
*Definir as responsabilidades, prerrogativas e requisitos das condições de gestão.
*caracterizar a responsabilidade sanitária de cada gestor.
*estabelecervinculo entre o cidadão e o sus com o gestor municipal como responsável pela sua saúde (diretamente ou garantindo a referencia).
*Aumentar a transferência e participação percentual regular eautomática (fundo a fundo) dos recursos federais a estados e municípios; seguintes mecanismos, Piso da Atenção Básica, Fração Assistencial Especializada (FAE), incentivo ao Programa Saúde da Família (PSF) ePrograma de Agentes Comunitários de Saúde (Paes), índices de valorização de resultados (IVR) , Piso Básico de vigilância sanitária (PBVS) e o índice de valorização do Impacto em Vigilância Sanitária(Ivisa).
* Fortalecer a gestão do SUS, compartilhada entre os governos municipais, estaduais e federal, por meio das Comissões Inter gestores Tripartite e Bipartite, como espaços permanentes denegociação e pactuação entre gestores.
* Reorganizar o modelo assistencial, descentralizando aos municípios a responsabilidades pela gestão e execução direta da atenção básica de saúde
* Regulamenta asrelações entre os sistemas municipais,estadual e federal.
Normas Operacionais da Assistência a Saúde (NOAS)

Aportaria GM/MS n. 95, de 26 de janeiro de 2001, cria a Norma Operacional da Assistência...
tracking img