Republica velha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do territóriobrasileiro.

1 PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA

15 DE NOVEMBRO DE 1889
O marechal Deodoro da Fonseca, liderando as Forças Armadas nacionais, anunciou nesta sexta-feira a proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil e o fim da monarquia. Um governo provisório assumirá o poder e a família Real deve ser expulsa do país depois de amanhã.
Não houve derramamento de sangue nem confrontos violentosdurante o dia. A República foi imposta pelo Exército de forma pacífica porém severa, sem deixar possibilidade de reação aos monarquistas.
Deodoro, acompanhado por outros republicanos de destaque, como Quintino Bocaiúva e Benjamin Constant, fez o anúncio logo depois que o gabinete ministerial da monarquia, liderado pelo visconde de Ouro Preto, renunciou coletivamente.
Os antigos ministrosconcordaram em renunciar depois de serem mantidos presos por cerca de três horas por soldados republicanos no Campo de Santana, onde se localizava a secretaria imperial.
Os monarquistas, informados sobre a movimentação das tropas militares logo no início da manhã, haviam se reunido no local para discutir formas para enfrentar o levante, mas acabaram cercados pelos soldados fiéis a Deodoro.
Encurralado,o visconde de Ouro Preto percebeu que não havia como deter o impulso republicano e decidiu enviar um telegrama ao imperador Dom Pedro 2º, que se encontrava no alto da serra, em Petrópolis, comunicando a renúncia coletiva.
Não houve agressões ou ataques contra os ministros que renunciaram. A garantia da segurança dos monarquistas foi dada pelo próprio marechal Deodo ro e eles puderam deixar oCampo de Santana sem risco, ouvindo apenas, as provocações dos soldados que estavam no local.
Logo após a renúncia do gabinete Ouro Preto, o marechal Deodoro foi carregado nos ombros por diversos militares que estavam aglomerado no Campo de Santana. Os soldados davam gritos de "Viva a República" e "Viva o Exército brasileiro".
Além do incentivo maciço de praticamente todos os batalhões do Rio deJaneiro, Deodoro contou também com o apoio importante dos agricultores, destacadamente os cafeicultores paulistas, em sua luta contra a monarquia.
1.1 MEDIDAS URGENTES
Ficou estabelecido que um governo provisório assumirá o comando do país enquanto é organizada uma grande votação em todo o território nacional para que o povo possa confirmar o desejo de ter a República como forma de governoinstalada no Brasil.
O líder deste governo provisório será o próprio Deodoro, escolhido por unanimidade e aclamação entre os republicanos. O marechal, como se sabe, conta com grande prestígio junto à Marinha e Exército.
O governo provisório, que se define como presidencialista e federalista, terá três funções básicas: consolidar o novo regime, aprovar uma Constituição republicana e executar asreformas administrativas que se fazem necessárias no país.
Entre as medidas que deverão ser adotadas nos próximos dias estão a expulsão da família Real para a Europa, a extinção das Assembléias Provinciais e Câmaras Municipais, que serão substituídas por interventores, e a convocação de eleições para o novo parlamento. Também está definida que as províncias passarão a ser chamar "Estados" ehaverá separação entre a Igreja e o governo federal.
Os republicanos destacam ainda em todas as suas declarações a urgência que há em se escrever uma nova Constituição das Leis da República e um Código Civil. A Carta Magna, assim que for promulgada, irá reger os direitos e os deveres de todos os cidadãos brasileiros neste novo período, que se inicia sob a égide da República.

2 GOVERNO...
tracking img