Republica romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REPÚBLICA ROMANA |

CIÊNCIA POLÍTICA |


INTRODUÇÃO_____________________________________________________

Temos como objetivo demonstrar em nosso trabalho como funcionava a República na Roma antiga, falando um pouco da transição de uma cidade que se transformou no maior império da antiguidade e focando na organização política e social de como funcionava o senado em sua época e as funçõesde cada cargo, para que com isso houvesse uma grande expansão territorial e econômica. Não entraremos a fundo sobre a história do ditador Julio César e sim sobre feitos marcantes, sua morte e por fim a queda da republica romana.
Esse trabalho foi todo elabora por informações de diferentes livros tirados por meio da internet, alguns deles são, BLOCH, Raymundo. Origens de Roma. Editorial Verbo:Lisboa, 1971, ARRUDA, José Jobson de A.,PILETTI, Nelson. Toda a História. Editora Ática: São Paulo, 2007 e ROSTOVTZEFF, Michael I. História de Roma. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1977.

ROMA___________________________________________________________
A própria fundação da cidade no ano de 753 a.C. está ligada a uma tradição: Enéias, que participou da guerra de Tróia, chega à Itália e funda umacidade ALBA LONGA. Os gêmeos Rômulo e Remo, descendentes de Enéias, foram abandonados no rio Tibre. Uma loba os amamenta. Foram recolhidos por um pastor que os educa e, mais tarde fundaram a cidade de Roma.
A história, porém, atesta que Roma provavelmente surgiu como uma fortificação militar por volta do século VIII a.C. para defender-se dos povos etruscos.
A economia no período era baseada naagricultura e no pastoreio. A estrutura social era formada pelos patrícios, que eram os grandes proprietários; os clientes, que recebiam amparo e proteção dos patrícios e os plebeus, que ocupavam a base da sociedade: artesãos, comerciantes e pequenos proprietários.
REPÚBLICA ROMANA_____________________________________________________
Durante o período republicano, Roma, em apenas três séculos (IV,III e II a.C), de uma pequena cidade transformou-se no maior império da Antiguidade. Os romanos iniciaram suas conquistas pela própria Península Itálica. No século III a.C., toda essa região já havia sido dominada. Roma começa, então, uma série de guerras, que culminam com a conquista de todas as terras que circundam o mar Mediterrâneo. 
Dois fatos importantes marcaram o período republicano deRoma: a luta dos plebeus para conseguirem igualdade de direitos com os patrícios e a formação do grande Império Romano, através das conquistas militares.
PODER DA REPÚBLICA ROMANA
Com a instalação da República, os patrícios romanos montaram toda uma organização social e administrativa para exercer domínio sobre Roma e desfrutar os privilégios do poder. Eram eles que controlavam a quase totalidadedos altos cargos da República.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA________________________________________________

Consulado: composto por dois cônsules, que tinham mandato de um ano e eram escolhidos pela Assembléia Centurial. Deveriam ser patrícios e referendados pelo Senado. Desempenhavam as funções de chefes de Estado.
Ditadura: na época de guerra, os cônsules eram substituídos por um ditador. Osditadores eram escolhidos para um mandato de seis meses (sem renovação), com plenos poderes em caso de graves crises.
Senado: na República, continuou a ser o mais importante poder de Roma. Formado pelos velhos patrícios com mandato vitalício; era a base do poder aristocrático, responsável pela nomeação de magistrados e embaixadores, controlava as finanças e decidia pela guerra.
AssembléiaCenturial: era integrada pelos militares, agrupados em centúrias (unidades do exército). Composto por patrícios e plebeus, votava as leis que vigoravam em Roma, elegiam os censores, os cônsules e os pretores, além de resolver as apelações de cidadãos contra as decisões dos magistrados. As centúrias patrícias eram em número superior às centúrias plebeias.
Assembléia Curiata: cuidava dos assuntos...
tracking img