Repteis, mamiferos e aves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O grande Reino Animália é composto pelos animais, seres pluricelulares e que têm células dotadas de núcleo. Os animais, de modo geral, se alimentam da matériaorgânica de outros seres vivos, sendo, portanto, heterótrofos, e, além disso, são capazes de se locomover em pelo menos alguma fase do seu ciclo vital.
O grupo dos animaisvertebrados representa apenas 5% de todos os animais existentes, porém, apresenta uma enorme biodiversidade especialmente quanto ao tamanho, forma, comportamento, metabolismo ereprodução, e é constituído pelos peixes, anfíbios (sapos, rãs e pererecas), répteis (jacarés, cobras, tartarugas e lagartos), aves e mamíferos. Nos vários grupos(ou classes)que constituemos vertebrados são marcantes as adaptações à vida aquática, a transição para o meio terrestre, a adaptação a ambientes extremamente áridos e a mais difícil conquista: aadaptação ao vôo.

Mas o que esses animais têm em comum?
Todos os vertebrados possuem um esqueleto interno com uma característica exclusiva: a coluna vertebral (que deu origem ao nomevertebrado). O esqueleto é formado por um conjunto de peças de cartilagem e de ossos, de boa mobilidade, que são tecidos vivos e, por isso, podem crescer com o indivíduo. Elesustenta o corpo, protege os órgãos internos e serve de ponto de apoio para os músculos, permitindo, dessa maneira, a realização de movimentos e a locomoção.
A coluna vertebral éformada por grande quantidade de pequenos ossos que se articulam, chamados vértebras. Ela ajuda a sustentar o corpo e protege a medula espinhal, uma parte importante do sistemanervoso que é responsável pela condução dos estímulos nervosos do encéfalo (conjunto de cérebro, cerebelo e bulbo) para outras partes do corpo e do corpo encéfalo.
tracking img