Repesentações Sociais

5189 palavras 21 páginas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM SAUDE
PROF (ª):
ELOISA HELENA DE LIMA
ALUNOS:
FABIANO DE SOUZA GONÇALVES
LUCIENE DAS NEVES SILVA
WANDERSON FARIAS
PERIODO:
10º - NOITE
SALA 5D

Tema: As representações sobre qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Resumo
Este projeto de pesquisa traz a tona os temas juventude, vulnerabilidade social, qualidade de vida, articulando-os com as representações sociais na juventude. Trata-se de uma reflexão teórica sobre o conceito de qualidade de vida apresentados por jovens de 18 a 24 anos de idade em vulnerabilidade social atendidos pelo programa FICA VIVO na cidade de Santa Luzia. Através de uma pesquisa qualitativa, (pesquisa de campo) este projeto de pesquisa propõe auxiliar na evolução das práticas de intervenção já existentes com o público jovem em situação de vulnerabilidade social, assim trazendo ao plano estudado suas representações, construções e anseios no que se refere à qualidade de vida. Tendo em vista que o profissional ao auxiliar o jovem em sua inserção na sociedade atuando através de projetos sociais, deve possuir o compromisso em despertar nestes, a visão de atores sociais e promotores da construção do projeto da própria vida. Assim segundo as teorias que fundamentam este projeto o jovem tendo maior autonomia, se constituirá como protagonista de seu processo de inserção na sociedade e construtor de seu futuro.

Palavras chave: Vulnerabilidade social, qualidade de vida, juventude, representação social, projetos sociais, pesquisa de campo, inclusão social, promoção social, ator social, autonomia.

Introdução

Este projeto de pesquisa se desenvolverá a partir de uma investigação junto a jovens de 18 a 24 anos de idade atendidos pelo programa Fica Vivo, situado na cidade de Santa Luzia, a fim de identificar as representações destes no que se refere à qualidade de vida.
O FICA VIVO é um programa que tem por objetivo controlar e prevenir a ocorrência de homicídios

Relacionados

  • Arte egípcia
    790 palavras | 4 páginas
  • Weber
    1087 palavras | 5 páginas
  • Revolucao de 30'
    10465 palavras | 42 páginas
  • Publica O 66
    147123 palavras | 589 páginas