Renoalds

1388 palavras 6 páginas
Número de Reynolds

1. Conceito
O número de Reynolds é o parâmetro adimensional que relaciona as forças inerciais e as forças viscosas da vazão de um fluido incompressível, na ausência de campo gravitacional. Ele foi formulado em 1883 por
Osborne Reynolds e recebeu este nome em
1923. Ele é simbolizado por Re ou NRe. É também chamado de número V de Damkohler
V (Da
V
).
2. Significado físico
O número Re somente reflete os efeitos do fluido e não considera os outros fatores, tais como rugosidade das paredes da tubulação, obstruções e curvas da tubulação.
O número Re determina a relação de duas quantidades de trabalho feitas no fluido que se move: a energia cinética e o trabalho contra o atrito interno. Re pequeno significa que o trabalho feito contra o atrito predomina e Re grande significa que a energia cinética predomina. O fluido ideal, sem viscosidade e sem atrito interno possui Re infinito.
3. Relação matemática
A expressão matemática do número Re é a seguinte: µ ρ =
Lv
Re onde L é a dimensão característica do corpo v é a velocidade do fluido, ρ é a densidade do fluido, µ é a viscosidade absoluta do fluido.
Outro modo de apresentar Re é Re = Lvν onde ν é a viscosidade cinemática do fluido, que vale ρ µ = ν . A dimensão L do corpo pode se referir ao diâmetro da placa de orifício.
A viscosidade absoluta deve ser constante. Assim, quando se expressar o Re relativo a um fluido não-newtoniano, deve-se assumir que a viscosidade seja constante; a relação matemática de Re para fluidos não newtonianos é complexa.
A densidade deve ser constante. O número Re se aplica ao gás, desde que sua densidade seja assumida constante e sejam definidas as condições de pressão e temperatura. Por ser adimensional, o número Re possui o mesmo valor, qualquer que seja o sistema consistente de unidades usado para definir os constituintes. No

Relacionados