Renha Gattaca

435 palavras 2 páginas
GATTACA
O filme se passa em um futuro, talvez bem próximo, em que as técnicas de engenharia genética seriam capazes de orientar a produção de filhos "perfeitos". No entanto, alguns casais ainda seguem o "método tradicional" e deixam que as leis da meiose e da fecundação ao acaso gerem seus filhos, chamados "Inválidos". É assim que nasce o personagem principal do filme, Vincent.
Entre várias passagens do filme, podemos constatar o desejo de interferência do homem sobre a natureza, selecionando não só os óvulos saudáveis e o sexo, como também a predisposição a doenças sérias passíveis de detecção. Uma das cenas se passa ainda na maternidade em que nasce o protagonista; o laudo médico feito a partir do escaneamento genético classifica o recém-nascido como um ser humano destinado ao fracasso e à morte prematura, por conta de genes defeituosos. A partir desse laudo, os pais resolvem ter outro filho, mas agora sob encomenda a um serviço especializado de inseminação artificial, capaz de programar uma criança cujo perfil genético teria garantias.
O filme dá a entender que, apesar de suas imperfeições, Vincent tem uma determinação que lhe permite vencer suas limitações, ir para o espaço e até vencer seu irmão mais "perfeito" em uma aposta de natação. A força de Vincent viria então de uma capacidade de livre arbítrio, capaz de modificar seu "destino genético". Genes, afinal, não são destino, mas propensões. Isso quer dizer que os genes são um dos fatores que influem em nossas características. Não podemos esquecer que o ambiente - em sentido amplo, o que inclui a cultura e os fatores psicossociais - também deve ser levado em conta. Além disso, o fato de que podemos prever as consequências de nossas ações - inclusive em um futuro distante -, aumenta nosso poder de modificar nosso comportamento.
Entretanto, é um erro inferir como as coisas devem ser a partir de como as coisas são. Independentemente do papel do gene nas características, o que é determinado ou influenciado

Relacionados