Renascimento cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Racionalismo: Contrapondo à cultura medieval, que era baseada na autoridade divina, os renascentistas valorizavam a razão humana como base do conhecimento. O saber como fruto da  observação e daexperiência  das leis que governam o mundo.
O ideal humanista: O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça,honra, amor, liberdade, solidariedade, etc.). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores.
Antropocentrismo (o homem como centro douniverso): Valorização do homem como ser racional e como a mais bela e perfeita obra da natureza.
Cientificismo: Processo de conhecimento que valoriza as experiências vividas (conhecimento empírico) e asregras do bom-senso, sobre a reflexão e teorização científica.
Naturalismo: Admiração pela natureza, a qual se tenta transpor para a arte. Um vivo sentido de captação do real animou os artistas, surgindoum interesse novo e ousado pela fisionomia, anatomia, gesto, movimento, etc.
O retorno à cultura clássica: Os artistas renascentistas procuraram imitar a estética dos antigos gregos e romanos. Opróprio termo Renascimento foi cunhado pelos contemporâneos do movimento, que pretendiam estar fazendo renascer aquela cultura, desaparecida durante a “Idade das Trevas” (Idade Média).
O ideal daUniversalidade: Os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e, a saber, tudo o que se conhece. Seu ideal de ser humano era, portanto, aquele que conhecia todas as artes e todas asciências. Leonardo da Vinci foi considerado, por essa razão, o modelo do homem renascentista, pois dominava várias ciências  e artes plásticas. Da Vinci foi a pessoa que mais conseguiu se aproximar doideal de universalidade.
Individualismo: Não consistia no isolamento do homem, mas refletia a possibilidade que cada um tinha de fazer opções, de manifestar-se sob diversos assuntos, de ser...
tracking img