Renascimento cultural - resumo

Renascimento cultural
Grupo I – riquezas e saberes

Resumo


O Renascimento
Nos séculos XIV, XV e XVI deu-se um grande movimento de renovação das letras, das ciências e das artes a que se deu o nome de renascimento e que tinha como principal inspiração o antigo mundo greco-romano. Este movimento teve início na Itália por diversas razões e depois se espalhou por outros países daEuropa.
Entre as quais porque Itália era constituída por vários estados independentes como Florença, Roma, Genova e Veneza que tinham um grande progresso econômico devido as relações comerciais que mantinham com o Oriente e o Norte da Europa e também porque os dirigentes destes estados ( papas, príncipes e burgueses) eram mecenas ( ou seja, protegiam as pessoas ligadas ás artes e ás letras).Outro motivo é que Itália possuía vários monumentos e obras literárias das antigas civilizações que serviam de inspiração aos artistas.
Alguns dos renascentistas que mais se destacaram foram Maquiavel e Petrarca (Itália) Erasmo de Roterdan (Holanda), Shakespeare (Inglaterra) e Camões (Portugal). Durante a Idade Média (séc. V a XV) Deus era o principal objeto de reflexão do homem, mas, apartir do século XV (com o renascimento), passou a debruçar-se mais sobre si próprio.
O homem renascentista preocupava-se em desenvolver o corpo e o espírito e tinha grande interesse em saber um pouco de tudo (conhecimento enciclopédico). Esta nova corrente de pensamento chamava-se humanismo e um dos humanistas que mais se destacou foi Leonardo da Vinci que foi artista, engenheiro e cientista.Já na Antiguidade clássica escritores romanos e gregos refletiram sobre os problemas do homem tendo sido eles a inspiração dos novos humanistas. O Renascimento foi o tempo da coragem e da ousadia. Corajosos foram os marinheiros que alcançaram o Oriente e descobriram a América. Ousados foram os artistas que inventaram novas formas, cores e ideias.



Questionário
Questão 01
"Afirmo,portanto, que tínhamos atingido já o ano bem farto da Encarnação do Filho de Deus, de 1348, quando, na mui excelsa cidade de Florença, sobreveio a mortífera pestilência. Por iniciativa dos corpos superiores ou em razão de nossas iniquidades, a peste, atirada sobre os homens por justa cólera divina e para nossa exemplificação, tivera início nas regiões Orientais e estendera-se, de forma miserávelpara o Ocidente."

BOCCACIO, Giovanni. Decamerão, São Paulo: Abril Ed., 1971, p.13.

A leitura do texto permite concluir que as ações, no tempo e espaço, podem ser justificadas pela visão medieval de mundo, baseada no:

a) Mercantilismo

b) Antropocentrismo

c) Renascimento

d) Teocentrismo

Questão 02
Sobre os valores do renascimento, assinale a alternativa correta:
a) Ospensadores e escritores do Renascimento eram conhecidos como Humanistas.
b) O antropocentrismo passou a ser um valor dominante durante o período renascentista.
c) Durante o renascimento, o ser humano ganhou papel de destaque. Tal atitude se opunha ao teocentrismo dominante na Idade Média.
d) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 03
Sobre os artistas do renascimento, assinale aalternativa incorreta:
a) Os artistas típicos do renascimento tinham múltiplos interesses, tais como: artes, literatura, pesquisas, ciência, anatomia, etc.
b) Muitos temas bíblicos eram representados por artistas renascentistas em esculturas, poesias e pinturas, porém, de forma “humanizada”.
c) Os artistas do renascimento eram financiados e protegidos pelos mecenas.
d) O Renascimento nãopossibilitou qualquer mudança no modo de pensar dos artistas da época.
Questão 04
“Pintor, arquiteto, escultor, físico, engenheiro, escritor e músico, tornou-se reconhecido em todos os ramos da arte e da ciência. É autor, entre outras obras famosas, de Gioconda ou Monalisa e de A última Ceia”. Com base nas informações, identifique o autor:
a) Galileu Galilei.
b) Sandro Botticelli.
c)...
tracking img