Renascentistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2. GALILEU GALILEI 5
2.1 A VIDA DE GALILEU GALILEI 5
2.2 GALILEU GALILEI E A TEORIA DE COPÉRNICO 6
2.3 APONTA O TELESCÓPIO PARA O CÉU 6
2.4 GALILEU E OS DIÁLOGOS 6
3. RENÉ DESCARTES 8
3.1 A SUA VIDA 8
3.2 O MÉTODO 9
3.3 A METAFÍSICA 10
4. O FRANCIS BACON 12
4.1 BIOGRAFIA 12
4.2 ESBOÇO RACIONAL DE METODOLOGIA CIENTÍFICA 13
5. ISAAC NEWTON 14
5.1 SUA VIDAE SUAS DESCOBERTAS 14
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 19







1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho descrevem-se características dos maiores pensadores dos séculos passados tais como: Galileu Galilei, René Descartes, Francis Bacon e Isaac Newton. Galileu quando tinha 17 anos, viu uma lâmpada na Catedral de Pisa balançar e isso lhe sugeriu que um pêndulo poderia ser usado paramedir o tempo, o que o trouxe um considerável melhoramento ao mecanismo dos relógios. Esse foi só o começo das muitas descobertas de Galileu Galilei. Descartes Filósofo e matemático francês. Identificou no intelecto duas faculdades essenciais: a intuição e a dedução, as quais veremos a diante. Francis Bacon foi o autor do primeiro esboço racional de uma metodologia cientifica. E por fim, quemnão conhece as 3 leis de Newton, estas são aplicadas em física até hoje.Todos eles possuem descobertas fantásticas e de muita importância, tanto é que as possuímos como fonte de conhecimento até os nossos dias.















2. GALILEU GALILEI
2.1 A VIDA DE GALILEU GALILEI

Físico, matemático, astrônomo, filósofo, literato; nasceu na cidade de Pisa em 15 de Fevereiro de1564. Filho de Vicenzo Galilei, músico. Desde cedo, demonstrou ser bom estudante. Sua família mudou-se para Florença em 1574 e Galileu foi educado pelos monges do mosteiro de Camaldolese, em uma cidade vizinha. (Unicamp, 2010). Em 1581, com apenas 17 anos de idade, Galileu começou a estudar Medicina na Universidade de Pisa. Seu interesse pela Medicina nunca evoluiu, porém era grande seuinteresse pela Física e matemática. Aos 17 anos, assistindo a uma cerimônia na catedral de Pisa, observou um lustre que oscilava no teto. Controlando o tempo pelos seus próprios batimentos cardíacos, verificou que o intervalo entre cada oscilação era sempre o mesmo, não importando a amplitude do movimento. Repetiu a experiência mais tarde, e sugeriu que essa característica do pêndulo poderia tornaros relógios mais precisos. Galileu, ao abandonar a Faculdade de Medicina, foi lecionar em Florença. Durante os quatro anos em que trabalhou ali, publicou um trabalho em que descrevia a balança hidrostática, uma invenção sua. Graças a esse trabalho, tornou-se aos 25 anos, professor de Matemática, e foi lecionar na Universidade de Pisa. (Unicamp, 2010).
Em Pádua, onde viveu dezoito anos - de 1592a 1610 - lecionando matemática, já estava convencido do acerto das teorias de Copérnico sobre a movimentação dos astros, mas em suas aulas continuava a ensinar que a Terra era o centro do Universo, e em torno dela giravam planetas e estrelas. Não tinha medo da Inquisição ainda, pois nessa época a Igreja não dava importância ao assunto. Conforme confessou numa carta escrita a Kepler, datada de1597 temia ser ridicularizado. E tinha razão. A imobilidade da Terra não era apenas uma teoria defendida pela tradição da escola de Aristóteles, mas, sobretudo parecia perfeitamente de acordo com o senso comum. (Unicamp, 2010).
Qualquer pessoa pode observar, diariamente, que o Sol, a Lua e as estrelas se movimentam; no entanto, nada havia, na época, que pudesse mostrar o movimento da Terra, sugeridoapenas teoricamente em complicados cálculos matemáticos. Defendeu as teorias de Copérnico, pelo que incorreu na perseguição do Santo Ofício, defensor do sistema ptolomaico. Teve um primeiro processo e foi proibido de continuar a defender o sistema copernicano. Mas não obedeceu e assim teve novo processo. Embora muito doente, foi obrigado a deslocar-se a Roma e condenado ao cárcere. A pena foi...
tracking img