Remake, Reboot e Prelúdio

291 palavras 2 páginas
Remake

Traduzindo literalmente para português, remake significa "refazer". Ou seja, pegar uma obra mais antiga e fazer uma refilmagem com outro elenco e com poucas mudanças em relação à obra original, mas algo totalmente baseado na mesma. Um exemplo disso é o King Kong (2005) do diretor Peter Jackson, que é um remake do clássico de 1933. Outra refilmagem clássica é A Fantástica Fábrica de Chocolate do Tim Burton, refeita com base no filme de 1971.
King Kong (1933)
Reboot

Traduzido como "reinício", o reboot geralmente acontece quando uma franquia é trazida de volta às origens com um novo elenco e outra pegada, com a história tomando um rumo completamente diferente, sem se basear num filme específico. E nem precisa ser uma franquia da década de 80 nem nada! Veja o exemplo mais recente, O Espetacular Homem-Aranha, filme que reinicia a trilogia do Homem-Aranha com novos atores, outro roteiro e novos vilões, recontando a origem do herói. Outro exemplo forte de reboot é Batman Begins, filme que trouxe de volta Batman às origens com uma pegada mais séria em 2005, reiniciando a franquia que começou em 1989 o Batman estrelado por Michael Keaton.
Batman (1989)
Sequência e Prelúdio

Sequência (sequel) é o mais óbvio e qualquer pessoa sabe que é a continuação da história de um filme anterior, geralmente com o mesmo elenco (Ex: Homem-Aranha, Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3). O prelúdio (prequel), por outro lado, conta uma história que aconteceu antes de um filme que já foi lançado anteriormente. O melhor exemplo é o filme Anjos da Noite: A Rebelião (Underwold: Rise of the Lycans, 2009), que apesar de ser o terceiro filme da franquia, a história se passa séculos antes dos dois primeiros filmes.

Relacionados