Religiosidade na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução


Este estudo trata do perfil escolar de jovens estudantes articulado a aspectos sobre a religiosidade. O foco principal é compreender como o aspecto religioso se relaciona com o comportamento e a trajetória escolar do aluno, bem como, com o comportamento e a trajetória escolar do aluno, bem como, com suas expectativas de futuro e de escolarização. Esta tentativa evidencioucertas tendências que fortalecem a idéia de que a religião faz diferença e contribui com aspectos relevantes no perfil desses jovens que. Embora a diferença mais marcante esteja entre os discentes religiosos e discentes não religiosos, foram encontradas

Significativas diferenças existem entre as denominações religiosas, o que nos permite entender que a religiosidade é de fato um aspecto relevante davida escolar dos alunos, principalmente entre os jovens que estão estabelecendo seus próprios conceitos e preconceitos. A hipótese é de que a influência da religião e da subjetividade religiosa na conduta juvenil atrelada a outras variáveis, como, gênero, status sócio-econômico, trajetória escolar, expectativas de escolarização etc, contribuam para formar um perfil dos discentes que ajude acompreender seu comportamento e desempenho escolar.
Para realização desse trabalho, a escolha foi primeiramente pela pesquisa de cunho bibliográfico que busca explicar um problema com base em contribuições teóricas publicadas em livros, revistas, jornais e num segundo momento foi feita uma pesquisa descritiva onde é possível estudar as causas que determinam o fenômeno e o modo como são produzidas.Esse estudo sobre a trajetória escolar dos jovens e a religião: um estudo de caso foi realizado na Escola Estadual de Moranga, no segundo semestre de 2008. A escolha do tema ocorreu devido à significativa pluralidade religiosa e cultural dos jovens nessa localidade e suas singularidades, assim como a interferência dessa religiosidade em suas trajetórias no âmbito escolar.











2Revisão de Literatura

Embora se acredite que estamos em processo de secularização da sociedade, em decorrência dos avanços científicos e tecnológicos, houve no Brasil, um crescimento da adesão religiosa em geral, com destaque da pentecostal e neopentecostal expressões religiosas que durante muito tempo foram marginalizadas pela sociedade (Valla, 2004, p.35).
Sabe-se que a religião pauta boaparte das ações dos jovens – dentro ou fora da escola. Além disso, pesquisas vêm mostrando que a religiosidade cresce entre indivíduos em idade escolar. Por que desconsiderá-la? A religiosidade se manifesta nas práticas escolares, através dos alunos, professores e funcionários mesmo que a escola seja laica. Sabe-se também, que o proselitismo religioso na escola pública sempre existiu: era comum avisita de padres e bispos para recolher dinheiro para fins da igreja alem de hábitos de fazer orações e a ostentação de símbolos religiosos que persistem até hoje em datas comemorativas.
O Brasil há algumas décadas, deixou de ser aquele país rural, patriarcal e autoritário. Um país onde o analfabetismo predominava em muitas regiões, onde as pessoas cultivavam preconceitos e se mantinham presas apadrões pré-estabelecidos. Dentro desse contexto, a religião – católica ou evangélica - era, talvez, a única esperança que o indivíduo tinha de vidas melhores, se não aqui, pelo menos em outras dimensões. Porém, isso tinha um preço: o servilismo religioso, se não integral, pelo menos parcial. As pessoas tinham suas vidas pautadas por valores religiosos. Contudo, como a maioria desconhecia osaspectos teológicos de sua religião, pois a maioria mal sabia ler e escrever, esses valores acabaram se tornando mitos e tabus.
Ora, de acordo com Sanchis (1994, p.49), existem três maneiras de um indivíduo constituir o seu código de ética: através do pensamento racional, através de dogmas religiosos, ou através de tabus e mitos. E a maioria formula a sua versão do que seria a sua verdade através de...
tracking img