Religiao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Religião deriva do termo latino RE LIGARE que significa religação com o divino.Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo metafísico, ou seja, de além do mundo físico.Sendo assim o hábito geralmente por parte dosgrupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita não tem apoio na definição do termo seita, derivado da palavra latina SECTA, nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como também é religião.
Heresia é outro termo mal compreendido significa simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião dominante sendoassim o cristianismo foi uma heresia judaica assim como o protestantismo uma heresia católica, ou o budismo uma heresia hinduísta.

A Mitologia e uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa.

Não a religião sem mitos, mas podemexistir mitos que não participem de uma religião.

Mística:Pode ser entendida como qualquer coisa que diga a respeito a um plano sobre material presença da religião em toda a cultura humana.

Não há registro em qualquer estudo por parte da historia, antropologia, sociologia ou qualquer outra ciência de um agrupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa.As religiões são um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.

Grande parte de todos os movimentos humana significativa teve a religião como impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terríveis foram de ordem religiosa, estruturas sociais forma definidas com base em religiões e grandes parte do conhecimento cientifico, filosófico e artístico tiveram como vetoresos grupos religiosos, que durante maior parte da historia da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social.

Hoje em dia apesar de todo avanço cientifico o fenômeno religioso sobrevive e cresce desafiando previsões que antevejam seu fim.A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a religião continua a promover diversos movimentos humanose mantendo estatutos políticos e sociais.

Tal como a ciência, a arte e a filosofia, a religião é parte integrante e inseparável da cultura humana é muito provavelmente sempre continuara sendo.

Tipos de religião:

Há vários tipos de religião, e são muitos os modos que vários estudiososutilizam para classifica-las.Pôr há características comuns as religiões que aparecem com maior ou menordestaque em praticamente todas as divisões.

São elas: Panteísta, politeísta, monoteísta e ateísta. Panteísta. As mais antigas remontando a pré historia onde tinham predominância absoluta e também presente em muitos dos povos silvícolas das Américas, África e Oceania.Para os panteístas DEUS é o próprio mundo, tudo esta interligada num equilíbrio ecossistêmico e místico.Crê se em espíritos egeralmente em reencarnação, e comum também o culto aos antepassados, procura se manter a harmonia com a natureza, e o mundo comumente é tido como eterno.

Algumas religiões panteístas: Xamanismo, religiões célticas, druidismo, amazônicas, indígenas norte americanas africanas, pansignifica natureza idéia de que tudo é deus que todos os elementos e coisas existentes são o próprio corpo de deus e queembora possua uma dimensão invisível esta intimamente ligada à natureza e relacionado a todos os eventos.

Politeístas

Surgiram num estagio posterior de desenvolvimento social tendo sido predominantes na idade Antiga em todo o velho mundo e mesmo nas civilizações mais avançadas das Américas pré-colombianas, diversos deuses criaram, regem e destroem o mundo.Relaciona-se de forma tensa com os...
tracking img