Estudo de impacto ambiental da serraria memk ltda em rio branco/ac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DA SERRARIA MEMK LTDA EM RIO BRANCO/AC














Estudo de impacto ambiental da Serraria MEMK LTDA.

1. INFORMAÇÕES GERAIS

Razão Social:MEMK Indústria e Comércio de Madeiras LTDA.
NOME: SERRARIA MEMK LTDA.
Endereço para Correspondência: Bairro Distrito Industrial nº 2749. Estrada Dias Martins Rumo ao Aeroporto internacional de Rio branco - AC.Histórico

Em 2011 surgia a MEMK Indústria e Comércio de Madeiras LTDA., localizada no Bairro Distrito Industrial nº 2749, estrada Dias Martins Rumo ao Aeroporto internacional de Rio Branco-AC. A MEMK surgiu a partir da idéia de um grupo de amigos que tinham em comum o mesmo propósito de se criar uma empresa. A princípio a idéia era criar no Acre, uma empresa que pudesse oferecer um serviçode qualidade, aliado a preocupação com o meio ambiente, com isso veio à idéia de se criar uma serraria, que pudesse quebrar o tabu existente na sociedade, de que as serrarias são apenas um meio de contribuir para a degradação e desmatamento da floresta amazônica, por causarem impactos que na maioria das vezes não apresentam nenhuma ação mitigatória.
Uma vez consolidada a idéia, era hora deencontrar no Acre um local que pudesse servir de base para a implantação do empreendimento, no entanto não poderia ser qualquer local, o local deveria ser de fácil acesso, com terrenos de fácil trabalhabilidade (terreno plano), para queos impactos ocasionados fossem mínimos e de fácil reversibilidade (ações mitigatória).
Foi realizado uma pesquisa de local para implantação do projeto no BairroDistrito Industrial, que é uma área tomada por diversas serrarias, olaria entre outras indústrias.E entãosurgiu o interesse de se instalar naquela área a MEMK Indústria e Comércio de Madeiras LTDA, a serraria que faria a diferença entre as demais existentes naquele local, já que a idéia era de se criar uma empresa, cujas ações estivessem ligadas à preocupação do meio ambiente.
A MEMK esta situadapróximo às margens do Igarapé São Francisco e apresenta uma área de 20.000m², a empresa recebeu esse nome em homenagem aos seus criadores, que idealizaram esse projeto, dessa forma faz referencia às inicias do primeiro nome de cada um dos principais envolvidos nesse projeto (Mario, Évlin, Maria e Karina- MEMK). Sua implantação esta prevista para começar em janeiro de 2012, com o planejamento inicial emDezembro de 2011 e posterior mapeamento da área em janeiro 2012 e as demais ações como a limpeza da área, terraplanagem, construção de galpões, abertura de estradas, contratação de trabalhadores e aquisição dos equipamentos nos demais meses, como mostra o cronograma apresentado na Tabela 1. anexada a esse relatório.

Origem dos equipamentos

A origem dos equipamentos utilizados para aserraria é da Alemanha, na qual são equipamentos de alta durabilidade e um rendimento ótimo, para a serragem de madeira em tábuas.

Porte do Empreendimento

O empreendimento será de médio porte, pois envolve muitos trabalhadores, com máquinas de grande potencial e sua produção de madeira serrada é de 50 a 100 m³ de toras/dia. A serraria é de altíssimo nível tecnológico para que se tenha umadiminuição no acúmulo de resíduos, aumente tanto a produção como o tempo para se ter determinada produção.

Tipos de atividades Desenvolvidas

A atividade principal é a serragem das toras para fazer pranchões para a construção civil, tendo em vista atividades secundárias como o aproveitamento de todos os resíduos gerados pela serrarem da madeira, como: pó de serra, refilos e costaneiras. O pó de serra éaproveitado para ser jogado no pátio de armazenamento ajudando a manter a temperatura das madeiras no pátio e não deixando o solo exposto, dificultando a erosão. Outro aproveitamento feito do pó de serra, mas em pequena escala é a utilização para produção de húmus através da compostagem. Os refilos e as costaneiras são doados para carvoarias para produção de carvão. Essa preocupação com os...
tracking img