Teoria geral do processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral do Processo
Professora Cyntia.
Dia 12 de abril, prova de Teoria Geral do Processo.
Livro é “Curso de Processo Civil ”. Volume I de Humberto Teodoro Júnior.
Prova com consulta ao código do processo civil.


Não dá para perder a aula, pois pode dificultar o rendimento da aula da próxima semana. É necessária uma edição do Código de Processo Civil. HumbertoTeodoro Júnior, livro texto. Entra direto na teoria geral do processo. Disciplina que demanda um raciocínio lógico, a linguagem não é simplificada, mas técnica e é uma linguagem do direito. O resumo não pode haver. O resumo vale somente se for uma leitura, quando for acompanhado com o livro, é necessária a teoria que sustenta. O livro é completo, atualizadíssimo, acrescenta na linguagem dos alunos.O processo é a ferramenta, é o instrumento para fazer valer o direito. Preciso me valer do processo, processo civil, o processo penal e o processo do trabalho. Processo civil serve de base para todos os outros demais processos, pois quem não sabe processo civil, não conhece entender os outros demais, é necessário ser levado com muita seriedade, pois é de difícil compreensão a princípio. Oprocesso é abstrato, o que se vê são os autos do processo, pois o processo se dá no campo das idéias. O difícil é saber o que fazer. O conhecimento precisa ser prático, e não teórico. O processo é o direito em movimento, o direito acontecimento, há a necessidade de elaborar um conceito para entendimento. O primeiro volume do processo civil é necessário de qualquer autor.
Antes, a lei era a domais forte, a seleção natural. Quando houve a evolução da sociedade, começou a ser aceita a condição do mais forte ganhar tudo, as pessoas depois começou a isonomia, a reivindicação dos mesmos direitos entre os indivíduos, a quantidade de conflitos é imensa. Todos os dias temos pretensões e desejos que não são atendidos pelos outros. Antes havia a justiça privada, a se defender conforme podiam. Olimite do justiceiro, o poder corrompe; o engrandecimento por pouco poder. O arbitrário manda mais do que o dono da empresa.
O conceito da justiça privada não pode ter lugar na justiça moderna. A justiça privada não é tolerável, mas a mesma justiça privada, ou auto-tutela, mesmo nos dias de hoje encontra três exceções nas quais o Estado permite, que são a legítima defesa, que tem limites passoudo limite de legítima defesa é justiça privada, o estado de necessidade (entre dois, só pode um sobreviver) e o desforço imediato (no ato imediato de impedir o crime, a imediata reação à perturbação ou esbulho ou retirada ou turbação da posse).
O Estado se dividiu em três poderes. O Estado, no direito brasileiro, tomou para si o monopólio da jurisdição. Jurisdição é o poder-dever de dizer odireito, e a jurisdição é monopólio estatal, ou seja, como regra, o Estado brasileiro é quem julga, porque a jurisdição é do Estado.
O que escapa a jurisdição é a questão da auto composição, a própria arbitragem, que são chamados meios alternativos de solução de conflitos. A auto composição está baseada no acordo.
A priori, a jurisdição não se preocupa com as questões que não são levadasa ele, e os acordos não interessam ao poder judiciário, a resolução através de acordos é mais simples. O outro meio é a arbitragem, um tribunal particular, pois o Estado editou uma lei que legitimou a arbitragem. A arbitragem se alcança os direitos disponíveis, que são os valores econômicos, pois há um tipo de interesse e um tipo de pessoa definido. O Estado deixa de ser um pai super-protetorporque está crescendo, e estão havendo menos jurisdições, e estão querendo cuidar menos da sociedade. A própria lei da arbitragem já trouxe um diferencial, porém não existe arbitragem para questões trabalhistas, pois eles mais fraudam os direitos trabalhistas do que resolvem os direitos dos empregados ou desafogam o poder judiciário, e faz valer o mais forte. São meios alternativos de solução dos...
tracking img