Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Auguste Comte
Foi o pioneiro ao sistematizar o positivismo no pensamento sociológico, o primeiro de a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação e, além disso, a definir a especialidade do estudo cientifico da sociedade, seu principal representante foi o pensador francês.
O nome "positivismo" tem sua origem no adjetivo "positivo", que significacerto, seguro, definitivo. Como escola filosófica derivou do "cientificismo", isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. O positivismo reconhecia que os princípios reguladores no mundo físico e do mundo social diferiam quanto a suaessência: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exteriores ao homens; os outros, a questões humanas. Entretanto, a crença na origem natural de ambos teve o poder de aproximá-los, alem disso, a rápida evolução dos conhecimentos das ciências naturais - físicas, química, biologia - e o visível sucesso de suas descobertas no incremento da produção material e no controle das forças da naturezaatraíram os primeiros cientistas sociais para o seu método de investigação, o próprio Comte, antes de criar o termo "Sociologia", chamou de "física social" as suas análises da sociedade.
Essa filosofia social positivista se inspira do método de investigação das ciências da natureza, assim como procurava identificar na vida social as mesmas relações e princípios com os quais os cientistasexplicavam a vida natural, podemos apontar, portanto, como o primeiro principio teórico dessa escola a tentativa de constituir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegas a mesma objetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados. Procura resolver os conflitos sociais por mio da exaltação à coesão, àharmonia natural entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social. A simples postura de que a vida em sociedades era passível de estudo e compreensão; que o homem possuía - alem de seu corpo e sentimentos - uma natureza social; que as emoções, os desejos e as formas de vida derivavam de contingências históricas e sócias -, tudo isso foram conquista de grande importância.
Até mesmo o fato de quetais formulações não estivessem expressas num livro sagrado nem se justificassem por origem divina é suficiente para merecerem nossa atenção, quase todos os países europeus economicamente desenvolvidos conheceram o positivismo. No entanto, foi na França, por excelência, que floresceu essa escola, entre os filósofos sociais franceses, pode-se destacar Hipolite Taine, que formulou uma concepção darealidade histórica resultante de três forças primordiais: a "raça", que constituiria o fundamento biológico; o "meio", que incluiria aspectos físicos e sociais; e o "momento", que se constituiria no resultado das sucessões históricas. Pierre Le Play, outro filosofo social, tinha uma perspectiva naturalista bem acentuada, havendo concentrado seus esforços na busca da "menor unidade social",compatível ao átomo da física ou às células da biologia, a maiorias dos primeiros pensadores sociais positivistas permanece, pois, presa por uma reflexão de natureza filosófica sobre a historia e a aço humanas.

Émile Durkheim
É apontado como um dos primeiros grandes teóricos, em cursos e livros, sua preocupação foi definir com precisão o objeto, o método e as aplicações dessa nova ciência, elequeria definir com rigor a sociologia, estabelecendo seus princípios e limites e rompendo com as idéias de senso comum - os "achismos" - que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critérios. Assim, são três as características básicas que distinguem os fatos sociais. A primeira delas é a "coerção social", ou seja, a força que o fatos exercem sobra os indivíduos, levando-os a...
tracking img