Relevo brasileiro e suas estruturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho apresenta dados sobre as características e classificações da formação da estrutura geológica e relevo brasileiro. Os estudos, a partir da classificação de Aroldo de Azevedo, evoluíram, até chegar a ultima classificação, sendo esta feita por Jurandyr Ross. Esses geólogos contribuíram significativamente para o avanço dos conhecimentos sobre a geologia brasileira, deacordo com a tecnologia e os conhecimentos já existentes na época. O trabalho também descreve os tipos de relevo predominantes em cada região do país, demonstrando também o modo que foram classificados, e o clima brasileiro e seus tipos.



















Desenvolvimento

Sempre que se fala sobre o relevo brasileiro, três classificações são lembradas: a de Aroldo de Azevedo, ade Aziz Ab'Saber e a de ]urandyr Ross. Você pode pensar que em cinco décadas o relevo do Brasil mudou, ou que havia erro nas primeiras classificações. Entretanto nada disso aconteceu. A verdade é que cada autor seguiu uma "escola" diferente em seus estudos de geomorfologia. Além disso, os recursos eram bem mais limitados na época das primeiras classificações. Sem dúvida, as modernas técnicas desensoriamento remoto e imagens obtidas por satélite possibilitaram uma visão mais detalhada do território brasileiro, de sua geologia e hipsometria. No entanto, esses três brilhantes geógrafos contribuíram imensamente, cada um a seu tempo, para o estudo do relevo brasileiro.
Entre as principais características do nosso relevo, destaca-se o predomínio das formações sedimentares recentes, que ocupam64% da superfície. Tais formações se sobrepõem aos terrenos pré-cambrianos, mais antigos, que formam o embasamento de nosso relevo, de origem cristalina, e que afloram em 36% do território. Como reflexo dessa estrutura geológica, de base sedimentar, a altimetria de do relevo brasileiro vai caracterizar-se pelo predomínio das baixas e médias altitudes.
O relevo brasileiro, em sua formação, nãosofreu a ação dos movimentos orogenéticos recentes, responsáveis pelo surgimento dos chamados dobramentos modernos e, por isso, caracteriza-se pela presença de três grandes formas: os planaltos as depressões e as planícies. Os planaltos e as depressões representam as formas predominantes, ocupando cerca de 95% do território, e têm origem e tanto cristalina quanto sedimentar. Em alguns pontos doterritório, especialmente nas bordas dos planaltos, o relevo apresenta-se muito acidentado, como a ocorrência de serras e escarpas. As planícies representam os 5% restantes do território brasileiro e são exclusivamente de origem sedimentar.

Classificação do relevo brasileiro
Existem várias classificações do nosso relevo, porém algumas delas se tornaram mais conhecidas e tiveram grande importância emmomentos diferentes da nossa história.
A mais antiga delas é a que foi elaborada pelo professor Aroldo de Azevedo, na década de 40, que utilizava como critério para a definição das formas o nível altimétrico. Assim, a superfícies aplainadas que superassem a marca dos 200 m de altitude seriam classificadas como planaltos, e as superfícies aplainadas que apresentassem altitudes inferiores a 200 mseriam classificadas como planícies. Com base nisso, o Brasil dividia-se em oito unidades de relevo, sendo 4 planaltos, que ocupavam 59% do território e 4 planícies, que ocupavam os 41% restante.
No final da década de 50, o professor Aziz Nacib Ab'Saber apresentou uma nova classificação, com maior rigor científico, que utilizava como critério para a definição das formas o tipo de alteraçãodominante na superfície, ou seja, o processo de erosão e sedimentação. Planalto corresponderia a superfície aplainada, onde o processo erosivo estaria predominando sobre o sedimentar, enquanto a planície (ou terras baixas) se caracterizaria pelo inverso, ou seja, o processo sedimentar estaria se sobrepondo ao processo erosivo. Por essa divisão, o relevo brasileiro se compunha de 10 unidades, sendo 7...
tracking img